Hospital Estadual Roberto Chabo implementa o projeto de Hospital Amigo do Idoso com foco na humanização
Adequações na estrutura e capacitação da equipe de assistência são medidas que garantem maior conforto aos pacientes com mais de 60 ano
O atendimento ao paciente idoso é aprimorado no Hospital Estadual Roberto Chabo (HERC), em Araruama, com o projeto Hospital Amigo do Idoso. Seguindo a proposta da Secretaria de Estado de Saúde de oferecer um cuidado focado na assistência, mas também na humanização, o hospital conta com espaços adequados e capacitação específica aos profissionais, no intuito de que a permanência dos idosos na unidade hospitalar seja mais confortável.
– O paciente idoso, em sua maioria, tem limitações físicas e cognitivas pertinentes ao avanço da idade, como redução da visão, audição e estabilidade. Estas características associadas à internação hospitalar podem ser agravadas se não receberem uma atenção especial. Isso despertou o desejo de melhorar a assistência prestada a este público, com intervenções aparentemente simples, mas com retorno muito grande – afirma o secretário de estado de saúde, Felipe Peixoto.
As ações implementadas com o projeto foram identificadas através das necessidades específicas deste perfil de pacientes, e reforçam o cuidado já prestado. As propostas foram elaboradas por uma equipe multiprofissional, que instituiu processos que englobam todo o período de internação – desde a entrada – até a orientação da continuidade do cuidado pós-alta.
Ente as medidas tomadas pelo Hospital Estadual Roberto Chabo está a colocação de relógios nas paredes das enfermarias e o posicionamento dos leitos dos pacientes idosos próximo as janelas – ampliando e estimulando a percepção de espaço e tempo; identificação de áreas e profissionais com forte apelo visual; adequação dos banheiros das enfermarias. Além disso, há estratégias de incentivo à visitação de familiares e amigos – prolongando o horário de visitas; e ainda, para os pacientes com possibilidade de deslocamento, passeios assistidos ao ambiente externo.
– O objetivo primordial do Hospital Amigo do Idoso vai além do tratamento da doença. O projeto visa minimizar as complicações de um paciente idoso em um hospital e evitar maior grau de dependência quando ele retornar para suas atividades domiciliares – explica o diretor médico do HERC, Astor Bruno Mello.
O projeto Hospital Amigo do Idoso contempla a atuação de áreas integradas que atuam na assistência ao paciente, como: médicos e equipe de enfermagem, profissionais de fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, serviço social e psicologia.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br