HTO Dona Lindu completa cinco anos com mais de 17 mil cirurgias realizadas
Inaugurado em 2010, hospital é, atualmente, a unidade de saúde estadual com o maior número de procedimentos de média e alta complexidade
Nesta quarta-feira (24/6), o Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu completa cinco anos de funcionamento com 17.402 cirurgias realizadas, sendo 1.646 somente em 2015, contando de janeiro a maio. Estes dados fazem do HTODL a unidade de saúde estadual com o maior número de procedimentos de média e alta complexidade.
– Pacientes de todos os 92 municípios do estado são encaminhados para a unidade, que é um exemplo quando se pensa na qualidade de atendimento. É uma unidade de extrema importância, que exerce um papel fundamental na redução da espera pela cirurgia ortopédica – destaca Felipe Peixoto, secretário de Estado de Saúde.
Unidade de referência, voltada exclusivamente para pacientes do SUS que necessitam de cirurgias ortopédicas, o hospital realiza aproximadamente 3.140 atendimentos ambulatoriais e 13 mil exames por mês, contando com uma equipe especializada composta por 89 médicos. Além disso, 18 edições de mutirões de cirurgias promovidos pela unidade já beneficiaram, desde 2012, 510 pacientes.
A estrutura do hospital conta com ambientes climatizados, 68 leitos, quatro salas cirúrgicas, consultórios ambulatoriais, centro de imagens com aparelhos de alta tecnologia – como um tomógrafo de 16 canais. O HTO Dona Lindu também é evidenciado pela qualidade e humanização de seu atendimento, sendo comprovado pelo alto índice de satisfação – média de 98% dos pacientes muito satisfeitos, durante sua estadia hospitalar, de acordo com balanço realizado pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) entre 2014 e 2015.
Para Érica Cristina, Supervisora do Atendimento e colaboradora do HTO Dona Lindu desde sua inauguração, é muito gratificante poder acompanhar a melhora do paciente que procura atendimento e o carinho que recebem de volta.
– Estou aqui desde a inauguração, passando por vários setores e conhecendo centenas de pessoas que buscam atendimento no hospital. Amo trabalhar no HTO Dona Lindu e o mais gratificante é ver a melhora de cada paciente que passa por aqui, acabando com as dores e o sofrimento que tinham. Fico muito feliz também com a gratidão deles, que sempre nos procuram para conversar, mostrar o quanto estão melhorando. Este carinho é a melhor parte – afirmou ela.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br