Blog

HTO Dona Lindu realiza mutirão de cirurgias de ombro na véspera do Dia das Mães

Este sábado será o dia de muitas mães resolverem definitivamente seus problemas ortopédicos, podendo celebrar o domingo especial livres de dores

b_800_600_0_00_images_stories_ASCOM_hospdonalundu_Eliane_e_Dona_Maria01web“Recebi de presente de Dia das Mães esta cirurgia, o que é motivo de muita alegria”. Este depoimento expressa a alegria de Josilene de Oliveira Portugal, de 45 anos, moradora de Paty do Alferes, que está internada no Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu para realizar cirurgia no ombro direito, neste sábado (11),  véspera do Dia das Mães. Assim como Josilene, outras mulheres trocaram seus papéis de mãe pelo de paciente neste fim de semana, e participam do VI mutirão promovido pelo HTODL.

“Estou ansiosa para receber alta no domingo e ser recebida pelos meus seis filhos, que ficaram responsáveis pela preparação do almoço especial de Dia das Mães. Será muita alegria, mas a maior é a possibilidade de voltar a fazer minhas atividades e brincar com meus quatro netos, sem sentir dores no ombro”, declara Josilene. Segundo Karina Portugal, uma das filhas da paciente, um churrasco está sendo preparado pela família para comemorar a cirurgia e a alta.

Outra paciente que participa do mutirão, Simone Viana de Souza, 41 anos, moradora de Cabo Frio, fez uma difícil escolha para realizar a cirurgia no ombro direito. “Havia programado a viagem para o Rio de Janeiro, para visitar meus cinco filhos que moram lá, mas quando recebi a ligação informando que a cirurgia estava marcada para a véspera do dia das mães, optei por vir para o HTO. Desejo parar de sentir tantas dores, o que já acontece há mais de dois anos e fez com que deixasse de trabalhar”,afirma Simone que transmite confiança para seus filhos que não poderão acompanhar o procedimento.

De acordo com o diretor executivo do HTO Dona Lindu, Artur Hummel, é uma satisfação promover a qualidade de vida de pacientes através da realização de cirurgias de trauma e ortopedia no hospital. “Em especial, neste fim de semana do dia das mães, com o mutirão de cirurgias de ombro, estamos recebendo várias mães no hospital, que confiam no nosso cuidado e na qualidade dos procedimentos que realizamos”, afirma o diretor.

As mães do Dona Lindu – Nos quase três anos de funcionamento outras histórias de mãe foram vividas no hospital que leva o nome também de uma mãe, Dona Lindu, progenitora do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.De acompanhante a paciente: quando a aposentada Maria de Jesus Pinheiro Amaral, de 75 anos, recebeu a notícia que teria de passar por uma cirurgia de fêmur, não teve dúvidas de que sua acompanhante hospitalar seria a filha, Ermelinda Pinheiro Amaral.

Após um dia de internação acompanhando a mãe no Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (HTODL), em Paraíba do Sul, Ermelinda, professora aposentada, ficou surpresa ao receber a notícia que também havia sido chamada para operar na mesma unidade de saúde. O nome de Ermelinda estava inserido no registro de cirurgias do estado do Rio de Janeiro, e aguardava pelo procedimento no HTODL a cerca de seis meses.

“Vim para acompanhar minha mãe, mas eu também precisava operar. Quis o destino que no mesmo momento em que minha mãe estava no HTO, eu fosse chamada para a cirurgia”, disse Ermelinda, que fez apenas um pedido aos médicos: que pudesse permanecer no mesmo quarto da mãe no pós-operatório. As cirurgias de mãe e filha aconteceram em de setembro de 2012, e representou um momento a mais de união entre ambas.

“Fiquei muito feliz em permanecer ao lado dela no mesmo quarto e de podermos nos recuperar juntas. Hoje minha mãe já anda para cima para baixo, e minha qualidade de vida também melhorou muito. Sou muito agradecida a todos do hospital, médicos, enfermeiros e funcionários”, afirmou Ermelinda.

Após se recuperar da cirurgia e das dores, mãe e filha poderão aproveitar a data com a família. “Faremos um almoço com todos aqui na minha casa. Estou muito feliz com a minha recuperação”, disse Maria de Jesus, que tem ao todo cinco filhos.

Em março deste ano, Ermelinda esteve no HTO Dona Lindu e aproveitou a oportunidade para retribuir o atendimento que recebeu da equipe do hospital. Com a ajuda de sua família, Ermelinda bordou toalhas para que sejam usadas no Espaço Religioso do hospital.

Cuidado com técnica e amor de filha – Outra história de carinho entre mãe e filha no HTO Dona Lindu aconteceu com a técnica de enfermagem, Eliane Antônia do Nascimento, que em outubro do ano passado viu seu amor pela mãe, Maria José Nascimento, aflorado quando deu entrada no hospital para realizar uma artroplastia no joelho direito.

“Sempre procuro passar confiança para todos os pacientes, mas quando vieram buscar minha mãe no quarto para a cirurgia confesso que deu um frio na barriga, porque é diferente quando é com a gente. Mas sempre confiei plenamente na capacidade dos profissionais do meu local de trabalho, e graças a Deus, tudo correu muito bem”, disse a técnica.

Segundo Eliane, a recuperação da mãe foi muito boa, tendo retornado a participar das atividades normais às quais estava acostumada, como as aulas de hidroginástica e canto no Coral Municipal de Três Rios. No final do ano, dona Maria José irá realizar um cruzeiro pelo nordeste, que anteriormente teve que ser adiado devido à cirurgia. No domingo toda a família, inclusive primos de outras cidades, se reunirá na casa de dona Maria José para um grande almoço de dia das mães.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

http://www.saude.rj.gov.br