Blog

IECAC promove campanha sobre doação de sangue

Assistentes sociais distribuíram folder explicativo, apresentaram vídeos e esclareceram dúvidas dos pacientes

IecacEstimular e conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Este foi o propósito da Equipe Promoção a Doação de Sangue do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro, que, durante esta quinta-feira, conversou com os pacientes do ambulatório da unidade hospitalar.

De acordo com as assistentes sociais Alessandra Braga e Marcela Motta, a atividade realizada faz parte de um conjunto de ações propostas pelo projeto elaborado pelo Hemorio, visando ao fortalecimento da doação de sangue na Hemorrede.

Para a responsável pelo Setor de Hemoterapia do IECAC, Alda Feitosa, a iniciativa visa ao aumento da doação de sangue no HEMORIO como um todo e os pacientes do IECAC serão beneficiados por conta do estoque de sangue na unidade para as cirurgias agendadas.

Na ocasião, a equipe distribuiu folder explicativo contendo informações referentes às principais dúvidas, como quem está apto, onde doar, esclarecimentos sobre os mitos existentes e, principalmente, a importância do gesto de solidariedade, uma vez que, a cada doação, quatro vidas podem ser salvas. Além disso, foi exibido vídeo relatando histórias de pacientes salvos graças à doação de sangue.

“Assim como a conscientização do ato em si, tivemos a intenção, ainda, de sensibilizar os presentes. O nosso propósito é fazer com que eles sejam multiplicadores, levando a mensagem aos familiares e amigos”, afirma Marcela Motta.

Para aqueles que não estão habituados, o receio de doar ainda é latente. É o caso da paciente Carolina Maria da Silva, 35 anos, que sabe da importância para ajudar o próximo, mas não nega que tem medo da agulha. “Minhas irmãs doam sangue, mas tenho medo. Quando elas forem novamente, vou tomar coragem”, promete.

Mesmo aqueles que não podem por vários fatores, como idade, peso e condições de saúde, toda ajuda é bem-vinda. Maria Modesto Ramos da Silva, de 57 anos, não pode doar porque já teve hepatite, mas incentiva quem pode, como o seu marido, por exemplo. “Pouco importa para quem o sangue vai ser doado, o importante mesmo é que alguém que precisa vai recebê-lo”, afirma.

A doação de sangue em prol do IECAC deve ser feita no HEMORIO, que fica na Rua Frei Caneca, n° 08, Centro, das 7h às 18h. Para tirar dúvidas, o telefone de contato é 0800 2820708.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br