Blog

Iecac realiza mais de 200 atendimentos gratuitos em ação no Dia Nacional de Controle do Colesterol

Para comemorar o Dia Nacional de Controle do Colesterol, o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac) realizou, nesta quarta-feira (08), uma série de ações gratuitas. O evento ocorreu no Espaço Saúde, na Cobal do Humaitá, tendo 220 atendimentos realizados pela equipe do Instituto. Quem esteve por lá, recebeu orientações sobre saúde das áreas de nutrição, psicologia e assistência social, além de aferir pressão arterial e medir glicose.

O aposentado Geraldo Silveira, de 67 anos, descobriu no evento que está com hipertensão e recebeu orientações dos profissionais do Instituto.

– Ainda bem que descobri logo, hoje mesmo vou procurar um médico. Esta ação é maravilhosa, o atendimento foi espetacular. Além de medir pressão, fui atendido pelo serviço social – contou. 

Maria Pinheiro, de 72 anos, quando soube que o evento estava acontecendo no caminho para o dentista, aproveitou para medir a glicose.

– Vi que está tudo bem comigo, recebi conselhos de alimentação saudável. Gostei muito de ter vindo, foi muito proveitoso – revela, aliviada.

O diretor do Iecac, Antônio Ribeiro Neto, falou sobre a importância da prevenção de doenças cardiovasculares.

– A doença cardiovascular é a que mais mata no mundo, no Brasil não é diferente, são 300.000 mortes por ano. O importante é lembrar que  hábitos saudáveis, comoboa alimentação e práticas de exercícios, aumentam a qualidade de vida. A população deve estar atenta – explicou.

Sobre o Instituto – O Iecac é referência no estado no tratamento de doenças cardíacas em adultos e crianças. Possui o Ambulatório de Hipertensão Arterial Resistente, onde são tratados pacientes com diagnóstico de hipertensão arterial resistente de difícil controle através de consultas frequentes e realização de palestras durante o ano.

O Instituto conta ainda com o Centro de Cardiologia do Exercício, que funciona desde 1960 e é pioneiro no país em reabilitação cardíaca. Já passaram pelo serviço mais de 50 mil pacientes que fazem atividade física supervisionada duas vezes por semana durante seis meses com o objetivo de controlar a doença. Desse total, pelo menos 70% apresentam hipertensão arterial além da doença principal.


FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro