IEN debate gestão do conhecimento nuclear
O Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) no Rio de Janeiro, realiza, na próxima quinta-feira (18/07) o lançamento do Grupo de Pesquisa Gestão do Conhecimento. A finalidade é apresentar e debater tópicos referentes a uma das oito áreas temáticas da instituição fixadas pelo Programa de Gestão de P&D no IEN para o período 2013-2017.
De acordo com Patricia Wieland, diretora adjunta do IEN e coordenadora dessa área temática, promover políticas de preservação, disseminação e compartilhamento do conhecimento nuclear, especialmente do conhecimento produzido no IEN, está entre os objetivos principais da proposta. Para Wieland, o evento é a oportunidade de o Instituto discutir amplamente o assunto, abordando os aspectos teóricos e conceituais da gestão do conhecimento na área nuclear, bem como os desafios institucionais e a contribuição do IEN para geração e ampliação do conhecimento na área nuclear. Lembrando que o evento marca também a inclusão do grupo de pesquisa da instituição no diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Wieland acredita que a experiência deve motivar o aprofundamento do tema no IEN e enriquecer a pesquisa produzida a respeito.
A programação do evento, com início às 8h30 no Auditório do IEN (Rua Hélio de Almeida, 75, Ilha da Cidade Universitária do Rio de Janeiro), inclui ainda um debate sobre gestão do conhecimento e inovação tecnológica e o lançamento do Progress Report do IEN referente ao período 2011-2012.
Gestão de P&D no IEN
Consolidado no primeiro semestre deste ano, a elaboração do Programa de Gestão de P&D no IEN para o período 2013-2017 partiu da necessidade de reestruturação das diretrizes temáticas que orientam a produção científica e tecnológica da instituição. O processo, que buscou incorporar as expectativas de pesquisadores, tecnologistas e gestores do IEN sobre o futuro da instituição e os programas de P&D então em curso, levantou inicialmente 19 propostas de temas, que foram avaliados internamente e nas Câmaras Técnicas de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN, segundo critérios técnicos e estratégicos. O processo resultou na escolha de oito áreas temáticas: Aplicação de Tecnologias Nucleares na Indústria, Saúde e Meio Ambiente; Engenharia e Tecnologia de Reatores Nucleares; Realidade Virtual Aplicada à Área Nuclear; Desenvolvimento e Caracterização de Materiais Funcionais e Estruturais para o Setor Nuclear; Desenvolvimento de Tecnologia para Sistemas Complexos; Química Nuclear e Radioquímica; Desenvolvimento de Instrumentação Nuclear e Gestão do Conhecimento.
A programação completa do evento pode ser acessada no site do IEN.
FONTE: CNEN
http://www.cnen.gov.br