Inscrições abertas! Interculturalidade em saúde é tema do 1º Seminário Virtual da RETS
A Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS) promove, no dia 20 de maio, a partir das 9h30 (horário de Brasília), o 1º Seminário Virtual da Rede sobre a “Perspectiva intercultural na formação de Técnicos em Saúde”.
O evento, apresentado pela professora-pesquisadora Ana Lúcia Pontes*, acontecerá no Auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), e será transmitido on-line (o link será disponibilizado em breve). O público-alvo são pesquisadores, estudantes e profissionais do campo das ciências da saúde.
O seminário visa à reflexão acerca da reorganização da atenção primária em saúde a partir de projetos de formação técnica que destacam os desafios e potencialidades da interculturalidade em saúde. “Tomaremos como base as experiências de profissionalização de agentes indígenas de saúde na região Amazônica brasileira e trabalhos de cooperação internacional na Bolívia e Angola”, afirmou Ana Lúcia, que coordenou o curso técnico de Agente Comunitário Indígena de Saúde da EPSJV.
Tendo em vista a aprovação dos Planos de Trabalho RETS (2014 –2017), RETS-Unasul (2014-2015) e RETS- CPLP (2014-2017), a série de seminários, que será oferecida pela Rede durante o ano de 2015, busca ampliar a participação das instituições formadoras de técnicos em saúde, através do uso de novas tecnologias nos debates sobre temas identificados como prioritários, garantindo uma maior articulação e cooperação entre os membros das Redes de maneira a estimular o desenvolvimento de pesquisas que possam influir na educação profissional e formulação de políticas públicas dos países.
*Ana Lúcia possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (2001), mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) (2013). Atualmente é professora-pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Educação Profissional em Saúde, atuando principalmente com os temas: educação em saúde, políticas de saúde, atenção básica, processo de trabalho em saúde, modelos de atenção, saúde indígena e pesquisa qualitativa.
Material educativo de refência:
- Artigo “La formación y el trabajo del agente indígena de salud en el Subsistema de Salud Indígena en Brasil”
- Relato de Experiência “O agente comunitário de saúde em Angola: Desafios para sua atuação e para formação profissional em saúde”
- Relato “Formação técnica de agente comunitário indígena de saúde: uma experiência em construção no Rio Negro”
- Matéria da revista RETS sobre a escola Tekove Katu
- Vídeo “A Obrigação do estado de consultar os Povos Indígenas”
- Vídeo “Angola com Agente”
FONTE: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)
http://www.epsjv.fiocruz.br