Blog

Instituto Estadual do Cérebro é a primeira unidade pública a ganhar o prêmio Hospital Best

b_800_600_0_00_images_stories_ASCOM_InstitutoCerebro-SalaHibrida_SalaHibrida18Primeiro centro de referência em neurocirurgia do país, o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer – unidade do Governo do Rio de Janeiro inaugurada em 2013 – acaba de conquistar outro feito inédito para a saúde pública brasileira. Na noite desta segunda-feira (15), em São Paulo, o Instituto do Cérebro foi escolhido Destaque do Ano no Prêmio Hospital Best. A premiação é atribuída anualmente a personalidades, instituições e empresas que atuam no setor hospitalar brasileiro. O secretário de Estado de Saúde, Marcos Musafir, recebeu o reconhecimento em nome do governador Luis Fernando Pezão:

–  A equipe do Instituto Estadual do Cérebro está de parabéns. Este prêmio é fruto da obstinação e dedicação de todos que apostaram em uma saúde pública que tem o que há de melhor em termos de equipamento e profissionais – disse o secretário Marcos Musafir.

Para Paulo Niemeyer Filho, diretor de neurocirurgia da unidade, o prêmio é muito especial porque é a valorização do trabalho de todo o grupo.

–  Já somos referência em neurocirurgia não somente no Rio de Janeiro, mas também no pais. É gratificante receber esse prêmio  e representa o resultado do trabalho de equipe que é feito lá no Instituto Estadual do Cérebro. Em um ano e meio, já foram mais de 1.400 vidas salvas. Estou muito orgulhoso por mais essa conquista –  comemora o neurocirurgião, que até então atuava apenas na rede privada de saúde.​

Começam as obras para ampliação do Instituto Estadual do Cérebro – Depois da conclusão da etapa de sondagens, começou em dezembro a construção das fundações do segundo prédio do IECPN. Serão 12 pavimentos com 135 leitos de internação, 15 leitos de UTI pediátrica, salão de fisioterapia com hidroterapia e apartamento para readaptação motora, que vai permitir ao paciente que venha a ter alguma dificuldade motora se readaptar como se estivesse em sua casa.

O novo prédio também vai abrigar sala de aula com professor, possibilitando que crianças que ficarem mais tempo no hospital em virtude de tratamento a longo prazo possam continuar os estudos, evitando a perda do ano letivo. A licitação para a construção ocorreu no dia 10 de julho e o prazo para conclusão da obra é de 540 dias. O Governo do Estado está investindo mais de R$ 49 milhões na segunda etapa do empreendimento.

Atendimento referenciado – O Instituto do Cérebro não possui atendimento de emergência, o serviço é integralmente referenciado pela Central Estadual de Regulação. Após o primeiro diagnóstico de necessidade de neurocirurgia, o paciente é encaminhado via Central para realização de consulta para avaliação de exames e risco cirúrgico. O modelo de agendamento de consulta é o mesmo já utilizado há um ano e meio no Rio Imagem – Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Governo do Rio. Cada município terá cota de consultas em um sistema online, de acordo com a sua população.

Leia mais:

Instituto Estadual do Cérebro: internação colorida, lúdica e terapêutica às crianças

Entrevista com Paulo Niemeyer: “Instituto Estadual do Cérebro é o estado da arte em neurocirurgia”

Instituto em números – Com equipe de 180 médicos, o IECPN conta com quatro centros cirúrgicos – todos com capacidade de realizar cirurgias neuronavegacionais, operação menos invasiva feita por computador, e um centro equipado com ressonância magnética (sala híbrida) –, nove consultórios, 40 leitos de UTI adulto e quatro leitos de UTI pediátrica, além de dois leitos para pacientes com epilepsia. Até agora, foram realizadas 1.474 cirurgias, 11.881 atendimentos ambulatoriais, além de 3.622 exames de ressonâncias magnéticas e 13.679 tomografias computadorizadas no instituto.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br