Blog

Instituto Estadual do Cérebro terá internação colorida, lúdica e terapêutica para as crianças

b_800_600_0_00_images_stories_ASCOM_hospDaCrianca-Cromoterapia_hosp_do_cerebro_-_centro_cirurgico_e_uti_pediatrico_13Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como uma das principais terapias alternativas para a cura de doenças, a cromoterapia será a grande novidade dos leitos de UTI pediátricos do novíssimo Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer. Os quatro leitos individuais de UTI infantil receberão iluminação especial de LED colorida. O pequeno paciente poderá escolher qual a cor do seu quarto, tornando a chata experiência de estar internado em um momento ao menos lúdico. Duas vezes ao dia, haverá ainda sessão de cromoterapia para ajudar na recuperação. Essa é a primeira unidade da rede pública a oferecer o recurso.

O Instituto Estadual do Cérebro começa a atender os primeiros pacientes encaminhados pelos municípios para realização de neurocirurgia na próxima segunda-feira (24), no Centro do Rio. O serviço ficará a cargo da equipe do renomado neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho. O novo centro vai oferecer o que há de mais moderno no campo da neurocirurgia de alta complexidade, utilizando técnicas inéditas na rede pública, incluindo a possibilidade de confirmação da remoção de tumores via exame de ressonância magnética dentro do próprio centro cirúrgico, tratamento da epilepsia e UTI exclusiva do protocolo do AVC isquêmico. Serão mais de 200 leitos entre internação, UTI e estabilização e a previsão é realizar de 8 a 10 cirurgias por dia. O projeto integral deve receber cerca de R$ 80 milhões em investimentos do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Cromoterapia – É a prática da utilização das cores na cura de doenças. Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações com o objetivo de harmonizar o corpo, atuando do nível físico aos mais sutis. A cromoterapia consta da relação das principais terapias alternativas ou complementares reconhecidas pela OMS desde 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimentos Primários em Saúde realizada no Cazaquistão.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br