Instituto Federal de Santa Catarina abre o primeiro mestrado em Radiologia no Brasil
Os profissionais das técnicas radiológicas que desejam crescer academicamente na área de Proteção Radiológica poderão fazê-lo, com qualidade, em breve. Isso por que o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) conseguiu implementar o tema como o primeiro curso de Mestrado em Radiologia no país.
Ao todo, mais de 20 professores colaboraram na confecção do formulário em 2013. Dois anos depois, o projeto foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O plano da equipe vai se tornar realidade para os estudantes ainda em 2016, no Núcleo de Tecnologia Clínica do Campus Florianópolis do IFSC.
Atualmente, a equipe cuida da reforma dos laboratórios e acerta os últimos detalhes para que as vagas sejam abertas aos estudantes. A princípio, o mestrado deve ser inaugurado em fevereiro/março em modelo trimestral.
Para o professor Flávio Soares, coordenador do projeto de Mestrado de Proteção Radiológica, fez-se necessário que a classe e a comunidade científica acompanhassem o desenvolvimento tecnológico da profissão. “Os tecnólogos sentiam carência de dados científicos. A inserção de um mestrado para nós abre portas para alcançarmos voos ainda maiores. A ideia é criar um centro de pesquisa na área. A partir dessa iniciativa, acredito que possam surgir novos cursos de mestrado e até mesmo de doutorado em Radiologia no Brasil”, explica o responsável pelo curso.
Saiba mais
A princípio, os mestrandos em Proteção Radiológica contarão com uma equipe de dez professores. O curso terá duração de dois anos, com um ano voltado para a dissertação. No total, serão oferecidas 12 disciplinas e o aluno deverá cursar seis delas (duas a cada trimestre). Confira a lista de disciplinas abaixo:
> Gestão da Proteção Radiológica;
> Controle de Qualidade em Radiodiagnóstico;
> Metodologia de Projeto para Radiologia;
> Pesquisa de Dissertação;
> Proteção Radiológica em Medicina Nuclear;
> Proteção Radiológica em Radiologia;
> Proteção Radiológica em Radioterapia;
> Proteção Radiológica em Tomografia e Meios de Contraste;
> Radiobiologia;
> Radiometria;
> Técnicas de Proteção Radiológica – Legislação Aplicada;
> Técnicas de Proteção Radiológica – Saúde do Trabalhador.
FONTE: CONTER
http://www.conter.gov.br