Blog

Instituto Vital Brazil recebe licença de operação do Inea

No mesmo dia será lançado o livro “Criando Serpentes, Salvando Vidas”

Na próxima quarta-feira, dia 18, às 11h, o Instituto Vital Brazil estará em festa. Duas grandes atividades agitarão a manhã da instituição. Para fechar o ano de grandes realizações, o instituto receberá das mãos do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, a licença de operação nº IN025485, que comprova que o Instituto utiliza recursos naturais nas suas atividades e não causa danos ao ambiente. No mesmo dia, será lançado o livro “Criando Serpentes, Salvando Vidas”, do biólogo e herpetólogo Aníbal Melgarejo.

As atividades rotineiras do instituto são pautadas em medidas de responsabilidade socioambiental. Em 2010, o Instituto assinou o termo de implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), projeto do Ministério do Meio Ambiente que tem como objetivo estimular a consciência ambiental nas atividades rotineiras das empresas. A iniciativa estimula a economia de recursos naturais e redução de gastos institucionais, por meio do uso racional dos bens públicos e a gestão adequada dos resíduos.

O instituto também desenvolve uma série de projetos de Responsabilidade Social e Ambiental, como o Água Vital, que pretende recuperar uma microbacia composta por dois córregos e algumas nascentes no Morro Vital Brazil, em Niterói. O projeto piloto foi escolhido para receber investimentos da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói. O projeto inclui também o reflorestamento de topos de morros, em parceria com a ONG EcoIn. A ideia é criar um Parque Florestal Urbano e restaurar as áreas degradadas nos morros Vital Brazil, Souza Soares e Cavalão. Desde 2008, a equipe do Instituto busca atender à comunidade Vital Brazil, com vários projetos.

A licença de operação foi solicitada em 1997 e, após adequações realizadas nos últimos 16 anos, foi concedida, no dia 5 de dezembro, pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Entre as adequações realizadas nos últimos anos está a contratação de uma empresa especializada em recolhimento e descarte de resíduos e a troca das caldeiras antigas por novas que funcionam por biocombustíveis. A licença é válida até 2017, quando deverá ser renovada junto ao órgão ambiental fiscalizador do município de Niterói.

“Criando Serpentes, Salvando Vidas” – O público presente também poderá prestigiar o lançamento do livro “Criando Serpentes Salvando Vidas”, de autoria do biólogo e herpetólogo, Aníbal Melgarejo. A obra reúne mais de 50 imagens feitas pelo fotógrafo Frederico Figueiredo e conta um pouco da história do trabalho desenvolvido pelo serpentário, vinculado ao setor de Herpetologia do Instituto. O livro foi editado pela Editora Vital Brasil e pela RioBooks e tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). A tiragem inicial será de mil exemplares, que poderão ser adquiridos no evento de lançamento ou depois pelo site da RioBooks (http://www.riobooks.com.br), pelo valor de R$80.

Outras atrações – Também faz parte da programação a apresentação do Coral do Vital, composto por colaboradores do Instituto, e do grupo de capoeira do Vital Brazil. Os eventos são abertos ao público e serão realizados no Jardim do Instituto.

O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde. Fica sediado na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.

FONTE: Instituto Vital Brazil
http://www.vitalbrazil.rj.gov.br/