Blog

Ipen inicia processo para escolha do próximo Superintendente

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) em São Paulo, inicia o processo de escolha de seu superintendente para os próximos quatro anos. Podem se candidatar ao cargo pesquisadores ou tecnologistas brasileiros ou naturalizados, que possuam o título de doutor, com competência profissional reconhecida na área nuclear ou em áreas correlatas, visibilidade junto à comunidade científica e tecnológica, experiência comprovada em gestão de projetos de C&T, entre outros requisitos. O prazo para apresentação de candidaturas é de sessenta dias a contar do dia 20 de agosto.
Os candidatos devem apresentar carta ao Presidente do Conselho Superior do IPEN, solicitando a inscrição no processo de seleção ao cargo, currículo atualizado e texto de até cinco páginas descrevendo a sua visão de futuro para o instituto e o seu programa de gestão. A documentação deverá ser entregue em envelope lacrado na Secretaria do Conselho Superior do IPEN (Avenida Prof. Lineu Prestes, 2.242, Prédio da Administração, 4º. andar, Cidade Universitária, São Paulo/SP – CEP 05508-000).

A seleção dos candidatos será feita mediante análise dos currículos e da documentação disponibilizada, além de entrevista e exposição oral, individual, dos candidatos cujos currículos forem previamente aprovados. Após a seleção, o Conselho Superior irá elaborar a lista tríplice, em ordem de preferência, a encaminhará para aprovação do Presidente da CNEN e do Reitor da USP e, em seguida será encaminhada ao governador do Estado de São Paulo.


Mudança no processo de escolha é decorrência de assinatura de convênio.


O IPEN é uma autarquia estadual, gerida técnica, administrativa e financeiramente pela CNEN, órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e associado à Universidade de São Paulo (USP) para fins de pós-graduação. Em 31 de maio de 2012, após detalhada negociação, foi celebrado o convênio entre o Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o IPEN, a USP e a CNEN, com interveniência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.


O convênio tem por objeto “disciplinar a utilização, gestão e gerenciamento de bens e instalações do IPEN pela CNEN e integrá-lo aos programas nacionais de desenvolvimento de aplicações pacíficas da energia nuclear e de inovação em ciência e tecnologia”. Esse importante marco regulatório orientará as atividades do IPEN nos próximos 25 anos e ainda inclui um plano de trabalho para o Instituto. Um dos itens abordados neste instrumento é o estabelecimento dessa nova metodologia para preenchimento do cargo de Superintendente do IPEN, que passa a ser nomeado em comissão pelo Governador do Estado de São Paulo, dentre os nomes indicados pelo Conselho Superior do IPEN, em lista tríplice aprovada pelo Presidente da CNEN e pelo Reitor da Universidade de São Paulo, composta a partir da candidatura espontânea de pesquisadores ou tecnologistas interessados.

Detalhes do processo podem ser obtidos no site da CNEN ou na ata da Sessão Ordinária do Conselho Superior disponibilizada no site do IPEN.


FONTE: CNEN