Blog

IRD integra rede internacional de laboratórios

O Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) no Rio de Janeiro, é o mais recente membro da rede de laboratórios analíticos da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) destinados a atividades de salvaguarda nuclear. O Laboratório de Espectrometria de Massa do IRD integrou-se em abril a esta rede, conhecida internacionalmente como Network of Analytical Laboratories – (NWAL) e criada com objetivo de apoiar o Laboratório de Salvaguardas da AIEA na análise de amostras ambientais ou de material nuclear coletadas durante inspeções da Agência.

O Laboratório de Espectrometria de Massa do IRD foi aceito como novo membro da rede em agosto de 2010, depois de atender com sucesso todas as etapas previstas no procedimento de qualificação da Agência, relacionadas no documento denominado “Qualification of a Candidate Analytical Laboratory for Agency´s NWAL for Analysis of Safeguards Samples”. Parte do processo consistiu em submeter o laboratório do IRD a uma auditoria externa, que confirmou a devida competência e estrutura para integrar a NWAL. Em abril deste ano foi assinado o contrato de prestação de serviços para a IAEA, integrando oficialmente o IRD à rede.

Os laboratórios da NWAL devem ser capazes de atender uma série de exigências relacionadas com limite de detecção, precisão e exatidão dos ensaios, entre outros aspectos. Devem também atender requisitos da norma ISO 17025. A rede NWAL é constituída por laboratórios dos seguintes países membros: Áustria, Austrália, França, Japão, Rússia, Estados Unidos da América, e agora o Brasil. China, Hungria e Coreia do Sul estão se submetendo ao processo de credenciamento.

FONTE: CNEN