JMJ: Tomógrafo Móvel dará apoio ao Hospital de Campanha que prestará atendimento a peregrinos
Unidade do Governo o do Estado ficará instalado de sexta a segunda-feira em Guaratiba
Um dos Tomógrafos Móveis utilizado pela Secretaria de Estado de Saúde para prestar atendimento a pacientes de todo o estado será utilizado em apoio ao Hospital de Campanha que vai ser montado para dar suporte aos participantes da Jornada Mundial da Saúde. O equipamento, com capacidade para realizar 70 exames por dia, ficará junto ao Hospital de Campanha, em um complexo de mil m² de área, que vai incluir uma Central de Triagem de Múltiplas Vítimas.
O complexo de saúde ficará localizado no estacionamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na Avenida das Américas, 29.501, em Barra de Guaratiba — dentro do percurso de 13 quilômetros que os peregrinos vão percorrer até o Campo da Fé, local do evento. O tomógrafo móvel será utilizado para a realização mais rápida de exames de imagem, que poderão ajudar em um diagnóstico mais preciso.
Com capacidade para realizar 300 atendimentos diários, o Hospital de Campanha funcionará 24h por dia, a partir das 7h de sábado (27/7) e até o meio-dia de segunda-feira (29/7). A unidade funcionará como extensão ao Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, e caso haja necessidade, os casos mais graves serão removidos para lá.
O Hospital de Campanha terá uma sala de cirurgia equipada para realizar procedimentos cirúrgicos de média complexidade e um laboratório de análise clínica com capacidade para realizar 200 exames por dia.
A estrutura ainda inclui 34 leitos, sendo 6 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 12 de hidratação e nebulização e 16 de observação. A equipe médica será composta por um ortopedista, um pediatra, um cirurgião, um anestesista e quatro intensivistas. No total, a unidade contará com 60 profissionais atuando por dia, incluindo o setor administrativo.
Retaguarda – A unidade de saúde funcionará de forma complementar ao atendimento prestado pelos postos de saúde municipais montados na área. Realizará apenas atendimento referenciado, ou seja, vai receber somente pacientes encaminhados pelas equipes de atendimento do município. Como uma retaguarda às unidades municipais, o Hospital de Campanha também atuará caso ocorra algum evento cuja demanda ultrapasse a capacidade de atendimento das unidades municipais.
Tomógrafo móvel – Criado em 2009 pela SES, este é o primeiro serviço itinerante de diagnóstico por imagem do país a percorrer os municípios levando possibilidade de tratamento aos usuários do SUS. Os dois aparelhos já realizaram, juntos, mais de 70 mil exames. Instalado numa carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos. O serviço funciona com gerador externo ou eletricidade externa, mas possui um gerador próprio, com capacidade para operar de oito a nove horas por dia.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br