Jogo do Brasil vai ter inspeções da Vigilância Sanitária
Técnicos vão às ruas para verificar riscos à saúde de quem vai comemorar gols da seleção
Nesta sexta, dia 22, técnicos da Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses vão continuar com as inspeções em locais de grande concentração de pessoas que vão assistir aos jogos da seleção brasileira de futebol, na Copa do Mundo. São inspecionados o comércio de alimentos e a prestação de serviços de saúde em locais como Alzirão, Marina da Glória, Jockey Club, Morro da Urca, Maracanã e outras arenas espalhadas pela cidade.
No primeiro jogo da seleção, realizado no último domingo, foram feitas 22 duas inspeções e coletadas amostras de alimentos para análise em laboratório. As inspeções verificam as condições higiênico sanitárias dos locais que comercializam produtos comestíveis, os meios como os alimentos são acondicionados, embalados e manipulados, as características sensoriais (aparência e odor) com as quais estão sendo preparados, bem como as roupas dos profissionais das cozinhas e balcões, a fim de avaliar se há riscos de contaminação.
Também são inspecionados os postos médicos, ambulâncias e qualquer estabelecimento que esteja comercializando produtos e serviços de saúde, como salões de beleza, onde também são verificados os instrumentos e produtos utilizados nos atendimentos.
A fiscalização em grandes eventos faz parte da rotina da Vigilância Sanitária, já que são locais onde circulam muitas pessoas e que têm grande potencial de risco à saúde. Somente neste ano, já foram inspecionados 27 eventos, onde foram aplicadas 239 multas, inutilizados 558 quilos de alimentos e interditados 25 estabelecimentos. No ano passado, foram 52 eventos fiscalizados, com 262 multas aplicadas, 1 interdição e 805 kg de alimentos inutilizados.
A Vigilância Sanitária reforça que essa prevenção de riscos pode ser feita também pelos torcedores, denunciando à Central de Atendimento 1746 casos de condições de higiene inadequadas e alimentos suspeitos, entre outras irregularidades. Todas as demandas serão encaminhadas ao órgão para fiscalização e, se necessário, aplicação das penalidades previstas em lei.
Para saber o que denunciar, o órgão disponibiliza dicas e orientações sobre a comercialização adequada de produtos e serviços relacionados a alimentos e saúde no site www.prefeitura.rio/vigilanciasanitaria.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc