Loucura Suburbana desfila amanhã no Engenho de Dentro
Bloco formado por pacientes psiquiátricos arrasta a vizinhança com muito samba
Pioneiro dos blocos da saúde mental na cidade, o Loucura Suburbana toma as ruas do Engenho de Dentro nesta quinta-feira, dia 23, para celebrar os 30 anos da luta antimanicomial. O coletivo carnavalesco, formado por pacientes e profissionais do Instituto Municipal Nise da Silveira e de outras unidades de atenção psicossocial da região, chega ao seu 17º carnaval com um enredo que aborda a importância da cultura na transformação da saúde mental e seus avanços.
O samba vencedor deste ano é assinado por Domingos Costa dos Santos, paciente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) João Ferreira Silva Filho, do Alemão, e “A Insandecida”, bateria do bloco formada por participantes das oficinas de percussão do ponto de cultura, já está afinadíssima. No ateliê de adereços, voluntários da comunidade e pacientes já deram os últimos detalhes às alegorias.
O desfile do Loucura Suburbana faz parte do calendário oficial do carnaval de rua da cidade e já é uma tradição no Engenho de Dentro e arredores. Como de costume, os foliões se concentram às 16h da quinta-feira anterior ao carnaval, no pátio do Instituto Nise da Silveira, na Rua Ramiro Magalhães, 521. Dali saem para ganhar as ruas com muito samba, integração social e uma harmonia perfeita entre doentes e vizinhança.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc