Blog

Mais prazo para fazer exame de ressonância magnética em Bom Jesus do Itabapoana

Atendimento foi prorrogado até o dia 21 de maio. Os exames são agendados pelas Secretarias de Saúde de cada município

SONY DSCOs moradores de Bom Jesus de Itabapoana e de outros 13 municípios terão mais tempo para realizar exames de ressonância magnética no equipamento móvel disponibilizado pelo Governo do Estado. O prazo de permanência da Unidade Móvel de Ressonância Magnética do Governo do Estado foi prorrogado até o dia 21 de maio, devido à grande procura. Além dos pacientes de Bom Jesus, também vão poder realizar exames moradores das cidades de Varre Sai, Porciúncula, Natividade, Laje do Muriaé, Itaperuna, Miracema, São José de Ubá, Italva, Cardoso Moreira, Cambuci, Santo Antonio de Pádua, Aperibé e Itaocara.

O equipamento móvel está localizado na Rua Philomena Cyrillo, 50, Centro de Bom Jesus, em frente à secretaria municipal de Saúde.

Os exames são realizados a partir do agendamento prévio, feito pela secretaria de saúde de cada município com a SES. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 07h às 21h, e aos sábados e feriados das 07h30 às 15h. Os resultados são disponibilizados para os pacientes através das secretarias municipais.

169 mil exames – Os serviços móveis de diagnóstico por imagem do Governo do Estado bateram a marca de 169 mil procedimentos realizados. Dois tomógrafos, uma ressonância magnética e um mamógrafo móvel, que funcionam em carretas especiais e reúnem investimentos de R$ 13,4 milhões, são os responsáveis pelos números inéditos no país. Os equipamentos foram inaugurados para suprir a carência de regiões onde o acesso a exames de imagem na rede pública de Saúde é inexistente ou incapaz de atender à demanda.

Interior beneficiado – Em 2009, foi inaugurado o primeiro tomógrafo que, assim como os outros três aparelhos, roda municípios-polo escolhidos por sua localização ou densidade demográfica, beneficiando também cidades próximas. Em agosto de 2010, o Estado colocou na estrada a ressonância magnética, que já percorreu 27 municípios, atendendo 29.498 pacientes e realizando 35.063 exames.

No ano seguinte, foi inaugurada a segunda unidade itinerante de tomografia móvel que, junto com o primeiro aparelho, já rodou todo o estado, atendendo 81.858 pacientes e realizando 110.883 procedimentos. Em dezembro de 2013, a população fluminense ganhou o mamógrafo móvel, responsável por fazer, até o momento, 15.790 mamografias, 7.888 ultrassonografias e 261 biópsias.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br