Maracanã ganha iluminação especial nesta quarta-feira para alertar contra hepatites virais
Templo do esporte fica amarelo no Dia de Luta Contra as Hepatites Virais, segunda causa de morte por doenças infecciosas no mundo
Palco de inúmeras competições esportivas, incluindo os Jogos Olímpicos Rio 2016, o Maracanã será iluminado de amarelo às 19h desta quarta-feira (28), Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. A iluminação especial, uma parceria entre as secretarias de estado de Saúde (SES) e de Esporte, Lazer e Juventude (SEELJE), é parte das ações do Julho Amarelo, mês destinado a alertar sobre a importância do combate à doença que pode afetar gravemente o fígado.
Embora seja evitável e tratável, a hepatite (inflamação do fígado) causa 1,4 milhão de mortes por ano, mais que o HIV. É a segunda maior causa de morte entre as doenças infecciosas no mundo, ficando atrás apenas da tuberculose. No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) estima que, atualmente, mais de 500 mil pessoas sejam portadoras da hepatite C e não tenham conhecimento disso.
Imagem Folheados
O Julho Amarelo também será lembrado no “Saiba Saúde”, podcast mensal produzido pela SES em parceria com os estúdios da Rádio Roquette Pinto, que vai ao ar nesta quarta-feira (28). E na quinta-feira (29), o polo de hepatite do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (IASERJ) vai promover uma ação com o Instituto Fênix, uma ONG de mulheres de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Na ocasião, serão oferecidos testes de hepatite B e C para a comunidade do entorno.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br