Maré recebe Ações de Orientação em Saúde e Atividades Físicas
Programação, organizada pela Academia Carioca, reuniu cerca de 300 pessoas na Vila Olímpica
A manhã desta sexta-feira, 4 de abril, foi dedicada à prática de atividades físicas para moradores da Maré. Cerca de 300 pessoas participaram das atividades, organizadas pelo Programa Academia Carioca, da Secretaria Municipal de Saúde, para marcar o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde, celebrados nos dias 6 e 7, respectivamente. Ações semelhantes aconteceram também de outras regiões da cidade.
A Maré recebeu uma série de atividades físicas, além de orientações de promoção e prevenção em saúde. Moradores da região seguiram em caminhada da Clínica da Família Augusto Boal, em Ramos, para a Vila Olímpica da comunidade, onde participaram de atividades como alongamento, dança e ginástica. Nem a chuva fina que caiu no início da manhã atrapalhou a animação dos participantes que caminhavam em grupo para a Vila Olímpica. As atividades eram abertas não só para os alunos da Academia, mas a todos os que quisessem se exercitar.
Coordenadora do Programa Academia Carioca, Junia Cardoso, ressaltou a importância da iniciativa: “Nosso objetivo é mobilizar a população para a prática de atividades físicas e de hábitos mais saudáveis, além da integração social e promoção do clima de harmonia entre os participantes”.
Genivaldo José Paulino, de 68 anos, comemora os benefícios dos novos hábitos de vida. Com acompanhamento médico e as atividades na Academia Carioca da Saúde, conseguiu regular a pressão arterial e diminuir o uso de medicamentos. “Eu e minha esposa frequentamos a Academia Carioca da Saúde quatro vezes por semana. Todas as pessoas da terceira idade deveriam participar”, estimula.
Maria de Lourdes Reis Ramos, de 76 anos, mora em Manguinhos e aproveitou a ação para confraternizar com os moradores da Maré. Ela participa do programa há três anos e, com a prática regular de atividades físicas, pôde reduzir os medicamentos para hipertensão. “Hoje me sinto renovada, bem mais jovem. Fiz novos amigos e juntos formamos uma grande família”, contou a aposentada.
Outras áreas da cidade também receberam atividades nesta sexta-feira: Vila Olímpica da Mangueira; Praia Vermelha, na Urca; Tijuca e Alto da Boa Vista; Parque Madureira; Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca; Vila Olímpica Mestre André, em Padre Miguel; Centro Interescolar Estadual Miécimo da Silva, em Campo Grande; e Conjunto João XXIII, em Santa Cruz. Juntos, esses locais reuniram mais de 3.700 pessoas participando dos exercícios, apesar da chuva. Neste sábado, 5 de abril, a Praça do IAPI da Penha também receberá as atividades.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc