Blog

Médico vira consultor de projetos e une saúde e arquitetura

Aos 47 anos de idade, o médico Waldir Leopércio divide sua rotina entre os pacientes que atende como pneumologista e a mesa de onde saem os projetos para a construção ou reforma de hospitais e centros de atendimento da rede estadual de saúde. Depois de quase 20 anos de carreira, ele começou a conciliar o consultório com as pranchetas. O resultado são hospitais menos frios, com mais cores, iluminação natural e tecnologias como tomografia em tempo real e hemodinâmica dentro de centro cirúrgicos, nas chamadas salas híbridas.

– As idéias já existem, sou apenas um grande incentivador. Procuro valorizar as experiências de quem vive o dia a dia dos hospitais, reforçando conceitos simples, mas extremamente relevantes, como explorar bastante a iluminação natural. A sensação de um ambiente acolhedor é fundamental. Os hospitais devem nos remeter a um sentimento de cuidado, de melhora e não de doença. – reitera Leopércio.

Novos conceitos – Na segunda profissão, consultor de projetos da Secretaria de Estado de Saúde, Waldir aponta a arquitetos e engenheiros as necessidades de médicos, enfermeiros e demais equipes. As sugestões vão desde a posição de tomadas em um centro cirúrgico até a melhor localização da cozinha. No currículo estão o Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (com decoração inspirada na literatura de cordel) e o Rio Imagem (com obras de artistas plásticos como Romero Brito), além do Hospital Estadual de Oncologia (a unidade de Nova Friburgo será construída num SPA) e o Hospital Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (que terá terraço com cara de hotel cinco estrelas com academia, piscina e simulação de residência para a reabilitação de pacientes), ainda em andamento. 

– Meu grande papel é traduzir e permear as necessidades da área de saúde com as possibilidades da arquitetura. No início os arquitetos me olharam com reserva, mas os resultados positivos da parceria foram quebrando a resistência. – acrescenta ele, que hoje em dia vê a maior parte das suas sugestões serem acatadas pelos profissionais da prancheta. 

Médico x consultor – A consultoria nasceu com a mudança de sede do Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia (Into). Leopércio foi convidado a trabalhar com o secretário de Saúde Sérgio Côrtes que, na época, era diretor da unidade federal. O pneumologista acumulava experiência administrativa na direção de unidades como o Hospital São Lucas, Hospital Espanhol e a Casa de Saúde São Miguel e foi trabalhar como coordenador do projeto de construção do novo Into.

Aí, uniu sua experiência médica, visitou grandes centros no Brasil e no exterior, ouviu equipes de saúde e passou a conciliar os anseios de quem ia trabalhar no local com os limites estruturais da arquitetura. Os princípios básicos da nova unidade e que norteiam até hoje o seu trabalho eram a segurança, qualidade e tecnologia focados nos pacientes e profissionais de saúde.

– Todo esse trabalho resultou em um produto personalizado, com a marca dos funcionário em cada espaços. Puro sucesso! – resume ele.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br/