Blog

Mulheres do Rio de Janeiro ganham Mamógrafo Móvel

Aparelho vai rodar todo o estado fazendo mamografias, ultrassonografias e biópsias

mamografo_movelO Governo do Estado do Rio entrega nesta sexta-feira, 27 de dezembro, o novo serviço de exames móvel para a população fluminense. O Mamógrafo Móvel vai disponibilizar exames digitais de mamografia e ultrassonografia, além de biópsias mamárias, a pacientes do Sistema Único de Saúde. O projeto passa a rodar todo o estado a partir de 07 de janeiro, começando por Niterói. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) investiu R$ 2.397.780 no equipamento.

O Mamógrafo Móvel terá como diferencial a possibilidade de realizar biópsias mamárias ali mesmo caso o médico detecte alguma alteração no procedimento, evitando perda de tempo entre o diagnóstico e o tratamento. A iniciativa visa, principalmente, o diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum entre mulheres no Brasil, que registra cerca de 13 mil mortes por ano.

– Este é o quarto equipamento móvel que o estado do Rio apresenta. Desde 2009, já temos dois tomógrafos e uma ressonância e agora o mamógrafo. Aqui a mulher vai poder fazer o exame, biopsia e sair daqui com o diagnóstico e orientação para o tratamento – explicou o governador Sérgio Cabral.

Inspiração em projetos de sucesso – A unidade móvel foi inspirada nos Tomógrafos e Ressonância Magnética Móveis, projetos da SES que já realizaram, juntos, mais de 110 mil exames desde 2009. Assim como nos dois serviços, o Mamógrafo Móvel foi instalado numa carreta especial que é composta por 2 mamógrafos, 1 aparelho de ultrassonografia e sistema informatizado que permite a avaliação e a liberação do laudo na unidade.

– Os exames serão marcados pelas secretarias municipais de saúde e vamos atender não só a cidade onde o mamógrafo ficar fisicamente, mas os municípios do entorno, atendendo a todo o estado. O mamógrafo móvel segue a premissa que já viemos fazendo com os outros equipamentos móveis: não é a população que tem que ir atrás da saúde, mas nós é que levamos a saúde até a população – resumiu o coordenador de unidades móveis da Secretaria de Estado de Saúde, Jorge Ataualpa.

O aparelho tem capacidade de realizar, diariamente, cerca de 60 mamografias e 30 ultrassonografias, além de 25 biópsias semanais. A previsão é que beneficie mensalmente cerca de 2 mil mulheres, realizando mais de 1.500 mamografias, 600 estudos ultrassonográficos e 100 procedimentos de biópsias. O serviço vai permanecer cerca de 15 dias em cada município.

Os exames vão durar cerca de 20 minutos cada um e os agendamentos serão feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br