Blog

Museu Bispo do Rosário abre exposição com obra inédita

‘África de Bispo’ será apresentada pela primeira vez na nova exposição que abre amanhã no equipamento ligado à Secretaria Municipal de Saúde

O Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, equipamento ligado à Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, abre sua próxima exposição, Quilombo do Rosario, neste dia 25 de agosto, às 11h, com a apresentação, pela primeira vez, da obra África de Bispo, que ficou guardada em restauro no Museu Nacional de Belas Artes, desde a década de 1990.

Além de apresentar África de Bispo, Quilombo do Rosario coloca em evidência a ancestralidade africana manifesta na produção do artista, reafirmando-o como uma personalidade negra da História e da Arte brasileira. Guiado pelo inédito mapa da África de Bispo, Quilombo do Rosario constrói uma cartografia entre os mecanismos de opressão impostos pelo paradigma colonizador ao arrancar sujeitos de seus territórios – sejam eles físicos ou mentais – bem como as formas de resistência e reinvenção que fazem frente a essas forças.

Com curadoria de Roberto Conduru, a mostra apresenta obras de Bispo do Rosario, Stela do Patrocínio e Antonio Bragança – que foram internos na Colônia Juliano Moreira – em diálogo com a produção de artistas contemporâneos, como Rosana Paulino, Sonia Gomes, Mulheres de Pedra, Ton Bezerra, Atelier Gaia, Dona Tuca, Jayme Lauriano e Jorge dos Anjos, além de uma colaboração com o Quilombo do Camorim, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A exposição conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e da Via Rio S.A, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, e dá continuidade à proposta do Museu de garantia e ampliação do acesso à arte e à cultura fora dos eixos convencionais da cidade.

África de Bispo
A cartografia de Quilombo de Bispo se manifesta a partir da Zona Oeste do Rio de Janeiro, na Antiga Colônia Juliano Moreira, que antes de se tornar um dos maiores manicômios do país, no século XX, foi o Engenho Nossa Senhora dos Remédios, datado do século XVII, e cujas ruínas se fazem presentes no território onde o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea se situa, evidenciando correspondências e similaridades de seus habitantes desde o passado até os tempos atuais.

É nesse sentido,  que o universo criado por Bispo é quilombo, lugar de resistência, luta, mas principalmente de reinvenção, que começa na cabeça – quilombo de memórias culturais, intelectuais e afetivas –  e percorre o corpo, recria estéticas, pertencimentos, territórios.

O programa pedagógico da exposição percorre as trilhas desse mapa e traça diálogos entre poéticas artísticas, a educação e à saúde para promoção das relações étnico-raciais, através de visitas mediadas à mostra e ao circuito histórico, da realização de seminários, formações, encontros com educadores, ciclos de debates, programações culturais e residências artísticas.

Atividades Paralelas: cortejos, jongo, capoeira, performances e feijoada
Na abertura da mostra serão realizadas diversas atividades, que incluem cortejos pelo Circuito Histórico com Baque Mulher e Banda 762,  apresentação da roda de Jongo e de Capoeira do Quilombo do Camorim, Batalha com Slam Melanina, performances de Carla Maranhão e Glauce Pimenta Rosa e a tradicional Feijoada de Preto Velho realizada há gerações no dia 13 de maio, no local que outrora foi sede do engenho colonial. As atividades se iniciam a partir de 14h30.

SERVIÇO
Exposição Quilombo do Rosario
Abertura: Sábado, 25/08 às 11hs.
Local: Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea
Endereço: Estr. Rodrigues Caldas – 3.400 – Taquara – Rio de Janeiro-RJ
Tel.: (21) 3432-2402
Visitação: terça à sexta das 10:00 às 17h, e no último sábado de cada mês.
Haverá atividades culturais seguidas à abertura da exposição, a partir de 14h30, iniciando com os cortejos, jongo e capoeira, e finalizando com a feijoada.
Entrada gratuita
Transporte: o Museu Bispo do Rosário vai disponibilizar ônibus para quem quiser ir à abertura da exposição no dia 25. O ônibus sairá do Passeio Público, no Centro, às 9 horas, e a passagem individual custará R$ 40 (ida e volta).

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc