Mutirão vai operar mais de 100 pacientes no Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu
Cirurgias ortopédicas serão realizadas ao longo de toda a semana e contará com secretário de Saúde Sérgio Côrtes entre os cirurgiões
O Hospital Estadual de Traumato e Ortopedia Dona Lindu (HTODL), em Paraíba do Sul, será a unidade do Governo do Estado do Rio de Janeiro que participará do mutirão nacional de cirurgias ortopédicas, que tem o objetivo de reduzir as filas de espera por esse tipo de procedimento. E todo o Brasil, o grande esforço será de 17 a 21 de setembro. No Dona Lindu, de 15 a 23, possibilitando que mais de 100 pacientes sejam submetidos a procedimentos de média e alta complexidades, em ombro, joelho, mão, coluna, pé e quadril.
Especialista em cirurgias ortopédicas de quadril, o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes fará parte do time que colocará a mão namassa e mudará a vida dos pacientes que aguardam as intervenções. Dentre as pessoas que podem ser operados pelo secretário estadual, estão moradores de Maricá, Resende, Mendes, Nova Friburgo, Cabo Frio.
Especialista em cirurgias ortopédicas de quadril, o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes fará parte do time que colocará a mão na
A ação, que reflete o sucesso da primeira edição do mutirão do HTODL, realizada em julho, envolve o corpo clínico do hospital, formado por 88 médicos, e também os demais funcionários que atuam com protocolos de segurança. Segundo o gestor técnico da Secretaria de Estado de Saúde no HTODL, Isnar Castro, “o hospital está organizado para ampliar o atendimento cirúrgico, no período do mutirão, atendendo um maior número de pacientes que aguardam a cirurgia objetivando melhores condições de desempenhar suas atividades diárias”.
A costureira Vera Lúcia Rocha Silva, de 61 anos, moradora de Areal, se prepara para a cirurgia no dedo anelar direito, neste sábado, dia 15.
– Estou ansiosa para esta cirurgia, pois meus movimentos estão limitados e,como sou costureira, isso atrapalha muito o meu trabalho. Tenho certeza de que minha recuperação será ótima, pois o atendimento do hospital é muito bom -, afirma Vera Lúcia, que em fevereiro de 2011 foi submetida a outro procedimento no HTODL.
– Estou ansiosa para esta cirurgia, pois meus movimentos estão limitados e,
A segurança dos pacientes é prioridade da equipe cirúrgica, que se respalda no Protocolo de Cirurgia
– Em todas as salas do Centro Cirúrgico do hospital estão afixadas placas com as listas de verificação dos procedimentos, para que a equipe realize todas as etapas com qualidade, evitando intercorrências -, afirma o diretor executivo do HTODL, Artur Hummel.
FONTE: Governo do Estado do