Blog

Nasce em Madureira o primeiro bebê de 2014

Lorelai nasceu de parto normal no Hospital Maternidade Herculano Pinheiro

unnamedA adolescente Lorraine dos Santos Marin, de 17 anos, não esperava que sua filha Lorelai fizesse sucesso já nas primeiras horas de vida. Tanto que saiu de Vilar dos Telles, em São João de Meriti, sem qualquer preparativo para o bebê e foi para Madureira, onde pretendia comemorar com a família e amigos a passagem do ano. Mas aos seis minutos de 2014 Lorelai nasceu de parto normal no Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira, com 3,85 kg e 47 centímetros.

– Foram várias surpresas: eu achava que era um menino e veio menina, jamais imaginei que nasceria na virada do ano, que fosse o primeiro bebê do ano a nascer numa maternidade municipal e que ganharia vários presentes aqui na maternidade -, contou a sorridente Lorraine, que também é mãe de Bernardo, de dois anos. O hospital maternidade Herculano Pinheiro, a exemplo de todos os anos, preparou uma cesta com vários produtos para presentear o primeiro bebê de 2014. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde também presenteou Lorraine com uma bolsa do Programa Cegonha Carioca.

O Programa Cegonha Carioca, da Secretaria Municipal de Saúde, já beneficiou cerca 95 mil mulheres em toda a cidade. Por meio deste programa, as gestantes podem visitar com antecedência as maternidades onde terão seus filhos e recebem um kit com roupas para os recém-nascidos. Além disso, as gestantes contam com uma ambulância exclusiva para levá-las até a maternidade. Até o momento, mais de 17 mil mulheres foram beneficiadas pelo Transporte Cegonha. Lorraine, apesar de não morar no Município do Rio, recebeu o kit de presente. O Cegonha Carioca é um projeto pioneiro, que ampliou o atendimento oferecido às gestantes da cidade, além de estimular a realização do pré-natal completo e diminuir as complicações evitáveis. O programa preconiza a humanização do atendimento com o objetivo de reduzir a mortalidade materno-infantil e incentivar o pré-natal.

Lorraine estava radiante com a chegada de mais um filho, embora preocupada com mais uma criança para a mãe tomar conta: “ Eu trabalho numa fábrica de roupas e minha mãe já toma conta de dois. Mas estou muito feliz”, disse, completando que o pai da criança mora na Região dos Lagos e não tinha conhecimento do nascimento do bebê.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br