Nova Friburgo inicia implantação do Sistema de Gestão Farmacêutica – HORUS
A secretaria de Saúde de Nova Friburgo, através da subsecretaria de Atenção Básica e Coordenação Farmacêutica do município e em parceria com o Ministério da Saúde, realizou hoje (3), a capacitação técnica para a utilização do Sistema de Gestão Farmacêutica – HORUS, do Ministério da Saúde.
O Dr. Evandro Abreu de Carvalho, farmacêutico, apoiador institucional e membro da Coordenação Geral de Assistência Farmacêutica Básica do Ministério da Saúde, veio a Nova Friburgo com o intuito de apoiar o município na implantação do Sistema.
Segundo Evandro, o sistema HORUS é fornecido pelo Ministério da Saúde para controle de estoque do município, além de permitir que se trace um perfil farmacoepidemiológico da população com relação à entrega de medicamentos para o uso racional e como medida prioritária. “O município já completou as quatro fases iniciais de cadastro, adesão, capacitação e senha, atingindo agora o momento da implantação para que os profissionais utilizem o programa. O Ministério fornece, além da capacitação presencial, um curso EAD sem limites de vagas, podendo o município cadastrar todos os profissionais envolvidos em assistência farmacêutica, estimulando, assim, a utilização do sistema. Hoje fizemos a capacitação presencial com o coordenador farmacêutico do município e ele será o multiplicador e dará as instruções necessárias de uso do sistema para os profissionais da rede e cadastro no curso EAD, que possui 40 horas. O curso permite aprofundamento no sistema com flexibilidade de aprendizado ao profissional. É um sistema muito autodidata, fácil de trabalhar”.
O estado do Rio de Janeiro já possui uma média de 50% dos municípios utilizando o sistema e está em ampla difusão pelo Brasil, pois apresenta grande vantagem e economicidade.
Evandro ainda informou que “a perspectiva que temos no ministério é de que o município ganhe muito com essa implantação, tendo maior controle sobre os medicamentos, como, por exemplo, a perda por validade. Em uma próxima visita faremos uma avaliação do uso do programa na cidade”.
Para o coordenador farmacêutico do município, Dr. Wallace Coutinho, o benefício no dia a dia será o controle da dispensação dos medicamentos e do almoxarifado. “Gostaria de agradecer a presença do Dr. Evandro aqui em Nova Friburgo. A secretaria deseja muito que este sistema seja colocado em prática o mais breve possível, devido às vantagens que oferece. Vamos conseguir acompanhar de maneira evolutiva como estão sendo feitas as prescrições do SUS para os pacientes da Farmácia Básica. Ou seja, verificar se há necessidade da medicação, se o paciente está tendo evolução ou não, entre outras medidas. Vamos conseguir melhorar o controle do que hoje está sendo chamado de Farmácia Clínica. O objetivo principal é ajudar o munícipe e atender as necessidades da região”.
Vale ressaltar que a implantação do sistema HORUS é fundamental pois representa um dos indicadores do SISPACTO – que é uma estratégia para avaliação dos indicadores de saúde em todo o Brasil, que possui como diretriz garantir o acesso da população a serviços de qualidade e em tempo adequado ao atendimento das necessidades de saúde, mediante o aprimoramento da política de atenção básica e especializada.
FONTE: Prefeitura de Nova Friburgo
http://www.novafriburgo.rj.gov.br