Blog

Nova Friburgo recebe pela primeira vez serviço de Ressonância Magnética

b_800_600_0_00_images_stories_ASCOM_ressonanciamovel_DSC03638_cpiaEsta semana, o serviço móvel de ressonância magnética da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) sobe a serra e desembarca em Nova Friburgo. O atendimento tem início nesta segunda, dia 10 de junho, na Praça do Suspiro, no Centro da cidade, ficando lá até o dia 25 de julho. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h30 às 21h, e aos sábados, das 7h30 às 15h. A ressonância tem capacidade para fazer até 35 exames por dia.

Esta é a primeira vez que o aparelho chega à cidade. Além de Nova Friburgo, os usuários do SUS dos municípios de Cantagalo, Duas Barras, Cordeiro, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Macuco, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Carmo e Sumidouro também poderão marcar exames. O agendamento prévio pode ser feito através das secretarias municipais de Saúde de cada cidade.

Desde agosto de 2010, quando foi inaugurado, o serviço de ressonância já realizou 23 mil procedimentos. Além da ressonância magnética móvel, o Rio de Janeiro conta com dois tomógrafos computadorizados móveis da SES que também rodam todo o estado atendendo regiões em que não há esse tipo de exame na rede pública de saúde ou que o serviço já existente não seja capaz de suprir a demanda.

Agendamento – Os agendamentos do serviço de ressonância móvel são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Quem tem celular recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, o município entrega os resultados ao paciente para que sejam encaminhados ao seu médico.

Recomendações – O exame de ressonância magnética móvel não é indicado para pacientes com clip de aneurisma, marcapasso, grávidas de até 12 semanas, stent ou filtro vascular com menos de 6 semanas, piercing, respirador e bomba infusora. Além disso, a pessoa não deve passar gel no cabelo ou ir com ele molhado, não passar pomada no local a ser examinado e fazer jejum de 2 horas (exceto para exame no abdome superior, que exige 6 horas de jejum).

Ressonância x tomografia – O diferencial da ressonância é que utiliza campo magnético para formar a imagem. Portanto, o paciente não pode portar nenhum item ferromagnético no corpo, como marcapasso, piercing ou próteses. O exame é mais demorado (leva entre 20 e 40 minutos), mas, por outro lado, não possui radiação ionizante como a tomografia. A indicação para o exame deve partir do próprio médico.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br