Blog

OSs entregam propostas para gestão de UPAs de Itaboraí e São Gonçalo

Nesta terça-feira (29), três Organizações Sociais (OSs) entregaram as propostas para gestão das UPAs de Itaboraí e São Gonçalo I (Columbandê) e II (Laranjal). As entidades previamente qualificadas que participaram do processo público de seleção são: Pró Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar; Instituto dos Lagos – Rio e Instituto Sócrates Guanaes. A organização vencedora vai administrar as três unidades.

As UPAs de São Gonçalo já estão em funcionamento, com equipamentos e profissionais. Porém, a de Itaboraí ainda será inaugurada. O governador Sérgio Cabral e o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, já haviam marcado a data para isso ocorrer: dia 31 de julho. Foram investidos R$ 4,5 milhões para a construção da nova unidade e a previsão é que sejam feitos mais de 300 atendimentos por dia.

– A Secretaria de Estado de Saúde vai trabalhar com previsão de metas e acompanhar de perto o contrato com as entidades. Sendo rigoroso quando preciso, mas sempre aberto ao diálogo – disse Jorge Ronaldo Moll, superintendente de Acompanhamento de Contratos de Gestão.

As três entidades apresentaram documentação necessária e o programa de trabalho, com relação de preços para prestação dos serviços. Cada proposta de trabalho contém plano de gestão para a unidade requerida, relação de preços para prestação dos serviços (como, por exemplo, gastos com insumos e recursos humanos, entre outros), programa de qualidade, proposta de incremento de produtividade e as demais exigências do Edital de Seleção. Todos esses itens serão objeto de acompanhamento e fiscalização do contrato pela Secretaria de Estado de Saúde.

A seleção da organização social é baseada em um cálculo que congrega qualidade dos serviços e melhor preço. Agora, a Comissão de Seleção da Secretaria de Estado de Saúde vai analisar as propostas. Em seguida, será anunciada a entidade vencedora. O edital do processo de convocação está disponível no site da SES (http://www.saude.rj.gov.br/editais-de-selecao/10949-edital-de-seleo-n-0022012).

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro