Blog

Outubro Rosa: Diagnóstico precoce pode salvar vidas

Rio Imagem disponibiliza 6 mil vagas de mamografia no Estado por mês

Esse mês se comemora o Outubro Rosa, o movimento mundial que visa chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama.  A mamografia é o exame mais importante na luta contra a doença e deve ser realizada a cada dois anos em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, segundo indicação do Ministério da Saúde. A secretaria de Estado de Saúde, através do Rio Imagem, disponibiliza mensalmente cerca de 6 mil vagas para a realização do exame, mas muitas mulheres não comparecem às consultas. De cada 10 pacientes que têm mamografias agendadas, 5 não comparecem ao procedimento. A alta taxa de desistências preocupa, já que a doença responde por cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano.

– Felizmente conseguimos retomar 100% dos serviços do Rio Imagem e colocar todos os exames à disposição da população. A realização da mamografia não é uma atribuição do Estado, mas mesmo assim estamos atendendo toda a demanda que chega para nós. Não temos pacientes aguardando vaga. As mulheres encaminhadas ao Rio Imagem levam em média, 15 dias para agendar a mamografia e após se submeterem ao procedimento, o resultado sai em até 7 dias. Caso seja preciso fazer uma biópsia, a paciente é encaminhada automaticamente a realizar lá mesmo o procedimento. É uma corrida contra o tempo, por isso o diagnóstico precoce é tão importante. – ressalta o secretário de saúde do Estado, Luiz Antonio Teixeira Jr.

A indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos em mulheres entre 50 e 69 anos. Mas em casos específicos, como casos da doença na família, a recomendação dos médicos é que a avaliação seja feita antes dos 35 anos. Além disso, o Ministério também preconiza que o tempo entre a detecção da doença e o início do tratamento seja de até 60 dias.

– Quando detectado em fases inicial, há mais chances de tratamento e cura. O autoexame também é muito importante. A paciente precisa observar qualquer sintoma fora do comum e conversar com o seu médico. A mamografia é o principal método de triagem para detectar precocemente os tumores de mama. Por isso o médico deve fazer o alerta e explicar ao paciente a importância de realizar esse exame.  –  Bruno Kozlowisk, chefe de ginecologia do Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti.

Passo a passo para realizar a mamografia na rede estadual de saúde

Os exames são agendados pelos municípios, que têm acesso ao sistema e fazem a marcação direta no sistema do Rio Imagem. Eles são responsáveis também por inserir os dados do paciente online.

– O município agenda diretamente no sistema online de marcação de exames do Rio Imagem. As unidades acessam o sistema e fazem a marcação do exame. Além disso, embora o Rio Imagem esteja entregando todos os exames online, a mamografia é entregue em mãos e as pacientes recebem o laudo impresso e os filmes com os exames. Esse resultado sai em até 7 dias – explica a coordenadora do Rio Imagem, Rivana Donola Ferreira.

Confira o passo a passo para realizar a mamografia no Rio Imagem:

1 – É preciso procurar uma unidade básica de saúde (Clínica da Família, Posto de Saúde, etc.). Durante a consulta com um médico, ele irá avaliar e após examinar a paciente vai solicitar o exame, se necessário.

2 – Com o pedido em mãos, a paciente deverá solicitar que a própria unidade básica realize o agendamento de exame, que é feito direto pela unidade no sistema do Rio Imagem. O prazo para o agendamento é de até 15 dias.

3 – O paciente realizará o exame na data marcada e dentro de até 7 dias o resultado estará disponível para ser retirado na unidade.

5 – Caso o resultado do exame aponte a necessidade da realização de uma biópsia, a equipe do Rio Imagem fará contato com o a paciente para agendar uma data para o procedimento, que é feito no próprio Rio Imagem.

6 – Após a realizar a biópsia, em até 20 dias a paciente poderá retirar o resultado e estará com o diagnóstico em mãos para dar início ao tratamento, caso seja confirmado o câncer.

O câncer de mama

Esse é o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Depois do câncer de pele não melanoma, o de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), só no ano passado, a previsão era mais de 57 mil novos casos de câncer de mama no Brasil.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br