Outubro Rosa: hoje é a vez de Fluminense x Atlético-MG no Maracanã
Os clubes cariocas estão dando um show de solidariedade ao aderir à Campanha Mundial Contra o Câncer de Mama. O estádio-símbolo do Brasil vai se iluminar mais uma vez para lembrar as mulheres da importância de manter os exames em dia. Os jogadores do time tricolor usarão a fita da campanha para reforçar a mobilização
Nesta quinta-feira (9), o Fluminense e o Atlético Mineiro se enfrentam no Maracanã, às 19h30, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. A briga em campo é por uma vaga no G-4 (Atlético-MG está em quarto; Fluminense, em sétimo). Mas o clima é de apoio e solidariedade às mulheres, lembrando a elas sobre a importância de prevenir-se contra o câncer de mama. A Secretaria de Estado de Saúde – em parceria com o Maracanã, Fluminense Football Club e Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) – vai mais uma vez dar um colorido diferente ao histórico estádio e à partida: o Maraca ficará iluminado de rosa. É o Outubro Rosa, mês inteiro da Campanha Mundial Contra o Câncer de Mama. A ideia é lembrar as mulheres da importância de manter os exames em dia. Apesar de ser o tipo de câncer de maior incidência feminina, quando descoberto precocemente, a chance de cura é de 95%
Times cariocas aderiram – No sábado (4), no jogo Flamengo x Santos; já houve adesão do estádio e dos jogadores dos dois clubes. Autor do gol da partida, jogador do Santos Robinho aprovou a campanha dizendo que a “fitinha fez toda diferença”. Já na quarta (8), o Botafogo também entrou na campanha e a torcida mostrou todo o apoio, inclusive usando versão do uniforme do clube com listras cor de rosa (fotos da partida de ontem em anexo. Crédito: Mauricio Bazilio/ Divulgação SES-RJ).
Redes sociais – Quem vai estar dentro e fora do estádio também pode participar da celebração e da campanha, basta postar fotos usando a hashtag #OutubroRosa.
Unidades do Estado fazem mamografia e biópsia – Tanto os Hospitais da Mulher, dos Lagos; quanto o Rio Imagem e o Mamógrafo Móvel realizam, além da mamografia, biópsia em casos suspeitos de câncer. Quando o resultado é positivo para a doença, as pacientes são atendidas por assistentes sociais, sendo orientadas a procurar o médico para dar início ao tratamento.
Como e onde realizar os exames – Todos os exames na rede estadual de saúde devem ser agendados pelo município de origem do paciente, a partir de pedido de médico do Sistema Único de Saúde (SUS), em sistema online. A paciente é informada por mensagem de texto da data e local para a realização do exame e, portanto, só precisa comparecer à unidade no dia agendado.
O Rio Imagem fica na Avenida Presidente Vargas 1.733, no Centro (em frente à Central do Brasil) e funciona de segunda a sexta, de 7h às 21h; sábados, das 8h às 17h e; domingo, das 8h às 13h.
O Hospital da Mulher fica na Av. Automóvel Club S/nº, Vilar dos Teles, em João do Meriti.
O Hospital Estadual dos Lagos fica na Rua Adolfo Bravo, sem número/ Bacaxá, Saquarema/RJ.
Mamógrafo Móvel – circula as cidades do estado, de acordo com programação a partir de solicitação das Prefeituras
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br