Ouvidoria Itinerante da Secretaria de Estado de Saúde estará em Nova Iguaçu
Serviço atenderá demandas da população sobre o SUS na próxima terça-feira (17.11). Próxima parada será em São Gonçalo
A unidade da Ouvidoria Itinerante da Secretaria de Estado de Saúde (SES) estará, nesta terça-feira (17/11), em Nova Iguaçu, na Praça Rui Barbosa. Esta será a segunda agenda do serviço, que teve início no mês passado, e pretende percorrer todo o estado. O objetivo do projeto é ouvir demandas, críticas e sugestões da população sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. Em sua primeira incursão, na Central do Brasil, o serviço atendeu mais de 100 pessoas. Cerca de 70% dos atendimentos foram de moradores da Baixada Fluminense.
– A Ouvidoria é um canal de comunicação eficiente que está sendo expandido através da unidade itinerante. Buscamos um modelo de gestão mais participativo, estreitando a relação entre a secretaria e os usuários do serviço público de saúde – destaca Felipe Peixoto, secretário de Estado de Saúde.
A equipe da Ouvidoria Itinerante é composta por oito ouvidores, que são profissionais da área administrativa, psicologia e assistência social. O horário de atendimento será de 9h as 15h. Demandas de urgência e emergência terão prazo de 48 horas para retorno. Para demandas administrativas serão 15 dias e processos administrativos, 30 dias. Os prazos são previstos em regulamentação específica para ouvidorias.
A intenção é que a Ouvidoria Itinerante percorra todas as regiões do estado. No roteiro, já está prevista uma próxima parada em São Gonçalo ainda neste mês. Já na segunda fase do projeto, a unidade móvel deverá percorrer as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h).
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br