Pacientes de hospitais estaduais Getúlio Vargas, Carlos Chagas e Adão Pereira Nunes ganham “Um dia de herói”
Ação, que já passou por outras duas unidades, distribui aventais personalizados de uniformes de bombeiros e brinquedos às crianças internadas
Um dia para inspirar os sonhos e motivar a recuperação de crianças e jovens internadas. Essa é a causa do projeto “Um dia de herói”, que a Secretaria de Estado de Saúde promove em unidades com pediatria. Os pequenos pacientes ganham, das mãos de bombeiros, aventais hospitalares personalizados com a estampa do uniforme da corporação. Nos próximos dias, quarta (13), quinta (14) e terça-feira (19), os hospitais estaduais Adão Pereira Nunes, em Caxias; Getúlio Vargas, na Penha; e Carlos Chagas, em Marechal Hermes, respectivamente, receberão a ação.
Para o secretário Edmar Santos, o trabalho conjunto em prol do bem-estar das crianças mostra o alinhamento do governo. “Nosso objetivo é proporcionar um dia especial às crianças internadas nos hospitais da rede estadual com a presença dos bombeiros, nossos heróis da vida real. Levamos o sonho para perto delas, porque muitas se encantam com o gesto de salvar vidas”, diz. Além dos aventais, as crianças também ganharão brinquedos arrecadados durante os últimos dois meses em iniciativa da SES com apoio de outras 17 secretarias e órgãos do estado, que serviram como ponto de coleta.
Os aventais hospitalares foram produzidos pela Fundação Santa Cabrini, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, responsável por gerenciar o trabalho prisional no estado do Rio de Janeiro, oferecendo uma oportunidade de aprendizado de uma nova função. Os aventais personalizados receberam o nome de cada criança e os bombeiros, ao entregarem aos pacientes, ainda contarão histórias da carreira e explicarão sobre o dia a dia do trabalho.
Nas ações, também estão previstas a visita das crianças ao caminhão dos Bombeiros e a participação de cães como forma de terapia alternativa. Além do Hemorio e os hospitais estaduais da Criança, Adão Pereira Nunes, Carlos Chagas e Getúlio Vargas, o projeto “Um dia de herói” ainda passará pelo Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br