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Pacientes do Hemorio recebem SMS com alerta sobre consultas e exames

Novo sistema foi implantado há um mês e vai ajudar a reduzir o número de faltas na unidade

Os pacientes atendidos no ambulatório do Hemorio contam agora com mais um aliado para garantir a continuidade do tratamento: a tecnologia. Agora, quem tem consultas e exames pré-agendados na unidade, recebe uma mensagem de SMS avisando com antecedência sobre a data e o horário da marcação. O projeto foi inspirado em experiências bem-sucedidas já aplicadas em hospitais americanos.

– O Hemorio é uma unidade referência no tratamento a pacientes com problemas sanguíneos. Muitos deles precisam de acompanhamento médico ambulatorial durante toda a vida. Agora oferecemos a tecnologia para auxiliar essas pessoas. Mais que isso, estamos proporcionando qualidade de vida e melhorando a assistência – disse o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama.

O novo programa foi incorporado ao Sistema de Hematologia (SASH), inteiramente informatizado e já em uso no Hemorio e envia as mensagens de acordo com os agendamentos de consultas e exames. Os pacientes portadores de anemia falciforme, talassemia e os hemofílicos, que costumam ter consultas com um intervalo maior de tempo e por isso têm alto índice de faltas, recebem os avisos no número de celular cadastrado no SASH.

Idealizada pela hematologista do Hemorio, Ana Maria Mach Queiroz, a ação precisou passar por testes durante alguns meses antes de ser colocada em prática. Em funcionamento há cerca de um mês, o envio de SMS poderá ajudar a reduzir o número de ausências.

– São pacientes que têm consultas de rotina a cada três, quatro meses, e muitas vezes deixam de vir porque perderam o papel do agendamento ou esqueceram mesmo o compromisso. Acreditamos que o envio do SMS vai diminuir o número de faltas e contribuir para a aderência ao tratamento – explicou Ana Maria.

Mesmo com pouco tempo de funcionamento, a novidade já está sendo bem recebida pelos novos e antigos pacientes do Hemorio.

– Achei muito legal porque às vezes a gente se esquece, né? Dessa vez, recebi a mensagem um dia antes e se tivesse esquecido, ainda teria tempo de me programar para vir – elogiou Rozenilda Barbosa, mãe da paciente Karolayne Barbosa.

Paciente antigo do Hemorio, que faz acompanhamento na unidade desde 2006, James do Nascimento, também aprovou a novidade.

– Várias vezes perdi o papel da marcação das consultas e exames, agora vou ficar mais tranquilo e não tenho risco de perder a data – explicou ele, que é portador de anemia falciforme.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br