Pacientes do Rio Imagem já podem retirar resultados de exames pela internet
Laudos e imagens de exames estarão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Saúde.Nos três primeiros meses do ano, a unidade realizou mais de 70 mil exames.
Acessar resultados de exames médicos pela internet não é mais privilégio de clientes de planos de saúde ou particulares.Na próxima semana, eles também estarão disponíveis para pacientes do Centro de Diagnóstico por Imagem do Governo do Estado, o Rio Imagem. Os pacientes atendidos na unidade, no Centro do Rio, vão poder retirar, via computador, laudos e imagens dos exames. Nos três primeiros meses do ano, o Rio Imagem já realizou mais de 70 mil exames.
Em apenas um clique, o usuário conseguirá acessar no site da Secretaria de Estado de Saúde (www.saude.rj.gov.br), mediante número de protocolo e senha, laudos e imagens de exames de apoio diagnóstico como tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia, radiografia simples e ecocardiograma vascular. Na segunda etapa do projeto, serão disponibilizados também os exames de mamografias e resultados de biópsia. O paciente terá acesso, totalmente seguro, a todos os exames realizados no CEDI Rio Imagem através de qualquer tipo de computador, tablet e smartphone.
“Estamos sempre em busca de soluções para facilitar a vida do paciente. Com essa ação, nosso objetivo é proporcionar comodidade ao paciente, principalmente para aqueles de municípios mais distantes. O acesso poderá ser feito diretamente no consultório do médico, o que agilizará o tratamento e a avaliação médica. Além disso, haverá a redução de custos de impressão e envelopamento, além de melhorar a agilidade na entrega dos resultados”, afirma Leonardo Velloso, diretor do Rio Imagem.
Além de aparelhos de última geração, a unidade também oferece dignidade no atendimento e acolhimento à população. Todos os ambientes foram pensados para deixar o paciente confortável. Há área específica para o atendimento de mulheres, o ambiente de ressonância conta com imagens de motivação para tranquilizar o paciente e a arte está na maior parede da área externa do Rio Imagem: uma tela de Romero Britto, feita especialmente para enfeitar o local.
Modelo de marcação de consulta sem filas – Com um sistema de marcação descentralizado, o Rio Imagem dispõe de um sistema em que as secretarias municipais de saúde podem agendar os exames online.
“Um ano antes de inaugurarmos a unidade preparamos o sistema de marcação de consultas, definindo as cotas por municípios e fazendo o treinamento dos profissionais. Por isso, não há fila nem deslocamentos desnecessários de pacientes. Se a pessoa é de um município distante do Rio de Janeiro, basta procurar a Secretaria Municipal de Saúde com o pedido médico e a Secretaria vai marcar num sistema, via web, a consulta. Depois de agendado, é enviado um SMS para o paciente com a confirmação. Ou seja, só precisa ir ao Rio Imagem no dia do exame”, explica a subsecretária de Unidades Próprias, Ana Neves.
O Rio Imagem fica na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio (em frente à Central do Brasil). O horário de funcionamento é de segunda à sexta, de 7h às 21h; sábados, das 8h às 17h, e domingos, das 8h às 13h.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br