Prefeitura dá continuidade à atualização do Plano Municipal de Defesa Civil
Realizada nesta quinta-feira, dia 11, mais uma reunião de atualização do Plano Municipal de Defesa Civil. O documento estabelece as medidas que os órgãos públicos precisam tomar em caso de desastres naturais, como enchentes, enxurradas e deslizamentos de terra, que geralmente ocorrem no período das chuvas, no Verão.
Coordenado pelo secretário municipal de Defesa Civil, coronel Roberto Silva, o encontro de trabalho foi direcionado ao poder público e reuniu equipes técnicas das secretarias municipais de Governo, Agricultura, Controle Interno, Cultura, Desenvolvimento Social, Direitos da Mulher, Educação, Fazenda, Planejamento, Saúde, Segurança Pública, Serviços Públicos, Trabalho, Turismo e da Procuradoria Geral.
Foram debatidas as estratégias operacionais e as atribuições de cada setor, cabendo à Defesa Civil alinhar as condutas entre os órgãos envolvidos e criar estratégias para uma rápida resposta à parcela da população que, porventura, seja atingida pelos acidentes naturais, caso ocorram.
A iniciativa cumpre a Lei Federal 12.608/2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, e também atende a orientação do Ministério Público Estadual. O Plano prevê diferentes etapas de execução, com atribuições aos diversos setores envolvidos para trabalhar a prevenção e a preparação para calamidades, assim como determina as ações que devem ser postas em prática para restabelecer a normalidade da cidade após o evento natural.
Equipes técnicas da Prefeitura e secretários municipais participam da reunião de atualização do Plano de Defesa Civil
FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br