Prefeitura do Rio inaugura a 62ª Clínica da Família da cidade, em Guadalupe
Cobertura de saúde da família já beneficia mais de 35% da população carioca
O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann inauguraram na manhã desta quarta-feira, 4, a Clínica da Família Raimundo Alves Nascimento, em Guadalupe. A 62ª clínica da família da cidade vai beneficiar 14 mil moradores da região, que compreende bairros da área de Madureira e adjacências. Localizada na Rua Marcos de Macedo, a unidade conta ainda com o 56º Centro de Convivência do Idoso.
Atualmente, a cobertura de saúde da família na área de Madureira e Adjacências beneficia 29% da população local. Em 2009, esse percentual era de apenas 3,9%. Em toda a cidade, mais de 2,2 milhões de pessoas são atendidas por equipes de saúde da família.
“A inauguração dessa nova unidade reforça nosso compromisso de extensão do Programa de Saúde da Família na cidade. Ampliamos a assistência na região de Madureira e adjacências e garantimos atendimento personalizado e de qualidade, uma das marcas das clínicas de família, aos moradores. Mesmo após alcançarmos a meta de 35% do início da gestão, continuamos trabalhando para beneficiar mais cariocas”, afirmou o secretário Hans Dohmann.
A Clínica da Família Raimundo Alves Nascimento, que recebeu investimentos de R$ 2,2 milhões, contará com quatro equipes de saúde da família e duas de saúde bucal. Cada equipe de saúde da família fará, em média, 400 consultas médicas por mês, totalizando 1.600 consultas mensais, além dos demais procedimentos, serviços e consultas de enfermagem e dos agentes de saúde
A unidade terá 42 profissionais na equipe, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões-dentistas e auxiliares. No local, os pacientes vão passar por procedimentos ambulatoriais, consultas com equipe de enfermagem e com agentes de saúde. Será possível, também, realizar exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, planejamento familiar, teste do pezinho, acompanhamento de pré-natal e doenças crônicas e distribuição de medicamentos.
No local, vai funcionar ainda o 56º Centro de Convivência do Idoso, que conta com Sala de Bem Estar, com atividades supervisionadas para os pacientes e atendimento específico para a terceira idade. No Centro, há um clínico exclusivo fazendo o acompanhamento ambulatorial e os idosos participam de atividades multidisciplinares com círculos de leitura, aulas de dança, programação cultural, aulas de informática e fisioterapia.
A nova Clínica da Família terá em sua estrutura: quatro consultórios, sala de ultrassom, sala de raios-x, sala de observação clínica com 3 leitos, sala de procedimentos, sala de curativos, sala de imunização, salas de coleta, de hipertensão, de reunião, dos profissionais, auditório, sala de saúde bucal, farmácia e almoxarifado.
A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h, às 12h.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro