Prefeitura do Rio inaugura nova UTI Neonatal no Hospital Maternidade Fernando Magalhães, em São Cristóvão
Sala terá 18 leitos equipados com aparelhos de última geração
A Secretaria Municipal de Saúde inaugurou na manhã desta segunda-feira, 24 de junho, a nova unidade de tratamento intensivo neonatal do Hospital Maternidade Fernando Magalhães, em São Cristóvão. Osetor conta com 18 leitos equipados com incubadoras, respiradores e outros aparelhos de última geração. As obras priorizaram a ambientação da sala, seguindo as normas atuais de iluminação e controle de ruído, a fim de tornar o espaço mais confortável e adequado aos cuidados com os bebês prematuros internados no local.
Inaugurada em 1955, a Maternidade Fernando Magalhães é referência na assistência ao alto risco obstétrico, atendendo gestantes hipertensas, com doenças hematológicas, diabéticas, entre outras, desde o pré-natal ao parto. Devido ao alto risco materno, são comuns casos de partos prematuros e o nascimento de bebês com problemas congênitos.
“Investir nas maternidades é investir no futuro da cidade. Além de entregar novos espaços para as gestantes, como a Maternidade Maria Amélia, no Centro, o Hospital Mariska Ribeiro, em Bangu, e a Maternidade do Hospital Pedro II, em Santa Cruz, estamos reformando as unidades mais antigas, para garantir o conforto e o atendimento que mães e bebês cariocas merecem nesse momento tão importante”, afirma o secretário Hans Dohmann.
A Maternidade Fernando Magalhães realiza 340 partos por mês, em média, a maioria de alto risco materno. A unidade conta com 40 leitos obstétricos, 8 de UTI materna, 48 leitos de alojamento conjunto e 30 leitos de UI neonatal – sendo 24 convencionais e 6 cangurus. Com a reforma na UTI neonatal, a unidade passa a ter 156 leitos, no total.
A população carioca conta com 12 maternidades, que oferecem 708 leitos de alojamento e 295 de unidade de terapia intensiva e unidade intermediária neonatal. Todas as gestantes que fazem o pré-natal na rede municipal de saúde são cadastradas no programa Cegonha Carioca. Desde o seu lançamento, em março de 2011, 64.050 gestantes foram atendidas. Além das consultas de pré-natal, elas recebem enxoval para o bebê e visitam previamente a maternidade onde farão o parto.
O programa também oferece transporte para a gestante na hora do parto. Atualmente, cerca de 1.000 grávidas por mês têm usado as 10 ambulâncias disponíveis em toda a cidade para chegar à maternidade para dar à luz.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc