Prefeitura do Rio inaugura novo Hospital da Ilha do Governador
Com 120 leitos, Hospital Municipal Evandro Freire beneficia mais de 900 mil pessoas da região e tem capacidade para seis mil atendimentos mensais
Na tarde desta sexta-feira, dia 1º, data em que a cidade do Rio de Janeiro completa 448 anos, a Prefeitura do Rio inaugurou o Hospital Municipal Evandro Freire, nova unidade de urgência e emergência da Ilha do Governador. O equipamento, com capacidade para até 6 mil atendimentos mensais, tem localização estratégica, na Estrada do Galeão, nº 2.920. O local é de fácil acesso para os moradores e próximo à principal entrada e saída do bairro. O investimento na construção, gerenciada pela RioUrbe, foi de R$ 57 milhões. Participaram da solenidade a presidenteDilma Rousseff; o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o governador Sérgio Cabral; o prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann.
A unidade tem 120 leitos, sendo 73 de internação. Outros 30 compõem as unidades de terapia intensiva e intermediária. Integrada ao hospital, a Coordenação de Emergência Regional (CER) ocupa o primeiro andar, com acolhimento, classificação de risco, consultórios e 17 leitos distribuídos entre clínico geral e pediatria, com condições de Terapia Intensiva. A unidade tem ainda um sistema de regulação próprio que permite o controle, distribuição e acesso aos leitos e serviços da região, garantindo atendimento, internação e exames a quem necessitar.
“É com satisfação e a sensação de dever cumprido que entregamos o Hospital Municipal Evandro Freire aos cariocas e, em especial, aos moradores da Ilha do Governador, que por anos reivindicaram uma nova unidade. O trabalho contínuo, com planejamento e investimentos na área hospitalar, vem permitindo a expansão do número de leitos disponíveis e a garantia de que a população seja atendida com mais qualidade, agilidade e a atenção adequada”, afirma o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann.
Cerca de 700 profissionais de saúde vão trabalhar no hospital, que conta com especialidades cirúrgicas gerais, nefrologia (diálise para pacientes agudos) e trauma, com ênfase em ortopedia. O centro cirúrgico é composto por quatro salas e cinco leitos de recuperação pós-anestésica. A unidade tem ainda um centro de imagem equipado com dois aparelhos de raios-x, dois de ultrassonografia, um tomógrafo de 16 canais, ecocardiograma, aparelho de vídeo endoscopia e eletrocardiograma.
Também integram as instalações, que ocupam no total área de 12 mil m², farmácia, laboratório, central de esterilização, almoxarifado, cozinha, refeitório, engenharia clínica, rouparia, auditório, centro de estudos, administração, vestiários, necrotério, consultórios, salas de curativos e suturas, isolamento, salas de observação e estabilização. A unidade vai beneficiar cerca de 900 mil moradores da região e do entorno.
Sobre Evandro Freire: Nascido em Miracema, Rio de Janeiro, em 1931, o médico-cirurgião Evandro Costa da Silva Freire dedicou a maior parte de sua carreira ao serviço público. Morador desde 1970 da Ilha do Governador, formou-se pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – então Universidade do Brasil – em 1954 e poucos anos depois já era professor na Faculdade de Medicina. Especializado em Cirurgia Geral, foi chefe da equipe de Emergência do Hospital Estadual Getúlio Vargas e integrou o corpo clínico do Departamento de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Evandro Freire recebeu, em 1998, o título de “State Faculty” do American College of Surgeons, por ter alcançado a performance máxima no “Advanced Trauma Life Suport” (ATLS). Cirurgião reconhecido, teve mais de 100 trabalhos publicados em revistas médicas nacionais e estrangeiras. Faleceu em 6 de outubro de 2011.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc