Blog

Prefeitura inaugura CAPS Franco Basaglia, em Botafogo

Unidade com funcionamento 24h beneficiará 645 mil moradores da Zona Sul

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugurou nesta terça-feira, 13 de setembro, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III Franco Basaglia, em Botafogo, unidade que integra a rede de saúde mental e que vai beneficiar 645 mil moradores da Zona Sul da cidade, que contarão com atendimento psicossocial para pacientes com transtornos mentais graves. Entre os serviços oferecidos na unidade estão a realização de atendimentos individuais ou em grupo, oferecendo oficinas terapêuticas, visitas domiciliares e atendimento familiar, além de atividades comunitárias voltadas para a integração do paciente com a comunidade onde mora.

A unidade atenderá a uma parte da Área de Planejamento (AP) 2.1, abrangendo os bairros de Copacabana, Leme, Botafogo, Humaitá, Flamengo, Largo do Machado, Laranjeiras, Cosme Velho, Catete e Glória. Outros dois CAPS funcionam na região: o CAPS III Maria do Socorro Santos, na Rocinha, e o CAPSi Maurício de Souza, em Botafogo, que oferece atendimento a crianças e adolescentes.

O CAPS Franco Basaglia tem funcionamento 24h e conta com três consultórios, recepção para o acolhimento, sala de equipe, três salas de grupo, sala de reunião, três quartos, sala de descanso, farmácia, administração, seis banheiros, refeitório, copa, almoxarifado, rouparia e área externa (varanda). O CAPS conta ainda com nove leitos para acolhimento pontual, em momentos de crise, com tempo de permanência inferior a 15 dias, dependendo do quadro clínico do paciente.

O nome da nova unidade é uma homenagem a Franco Basaglia, importante psiquiatra italiano que promoveu grande mudança no sistema de saúde mental do seu país. Em 1973, o Serviço Hospitalar de Trieste, dirigido por Basaglia, foi considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como referência mundial para reformulação da assistência à saúde mental. Em 1978, foi criada na Itália a Lei nº 180, conhecida como Lei Basaglia, que estabelecia o fim dos hospitais psiquiátricos e está vigente até hoje.

A Secretaria Municipal de Saúde da cidade do Rio passa a contar com 27 centros de atenção psicossocial em todas as regiões da cidade, sendo cinco deles com atendimento 24h por dia. Seis unidades são classificados como CAPSad, voltadas ao atendimento para usuários de álcool e outras drogas, quatro deles com atendimento 24h. Outras sete unidades são dedicadas ao atendimento de crianças e adolescentes. Há ainda, no município do Rio, outros três CAPS das redes estadual e federal.

Outras inaugurações – Também foi inaugurado nesta terça-feira o Centro Municipal de Saúde (CMS) Rocha Maia, em Botafogo. A unidade, que funciona em uma área totalmente reformada do Hospital Municipal Rocha Maia, vai oferecer atendimento regular para clínica geral e especialidades e contará ainda com duas equipes de Saúde da Família (ESF), beneficiando cerca de seis mil pessoas.

O CMS Rocha Maia conta com climatização de todos os setores e adaptações para garantir acessibilidade, como banheiros com portas especiais e barras de segurança. Tem a capacidade de realização, por mês, de cerca de seis mil procedimentos. A unidade integra a Área de Planejamento (AP) 2.1, que tem 32% de cobertura em saúde da família.

E na região da AP 3.2 (Grande Méier) foi inaugurada a reforma da Policlínica Rodolpho Rocco, em Del Castilho. A unidade, que beneficia 21 mil pessoas atendidas pela Estratégia Saúde da Família (ESF), manterá também o atendimento regular para clínica geral e especialidades. A unidade oferece mais de 17 mil vagas por mês para atendimento em pediatria, ginecologia, clínica médica, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia e cardiologia, entre outras.

A policlínica recebeu climatização da sala de emergência, melhorias para garantir acessibilidade, como rampas e banheiros com barras de sustentação. A unidade realiza cerca de 5 mil atendimentos por mês e conta com sete equipes de saúde da família. A AP 3.2 conta atualmente com 64% de cobertura em saúde da família.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc