Blog

Prefeitura inaugura Clínica da Família em Brás de Pina

Unidade beneficia 30 mil moradores da região com dez equipes de saúde

dd02f180-b5ac-4846-bd7f-c12bf02060e9A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugurou na manhã de hoje, 21 de julho, a Clínica da Família Nilda Campos de Lima, na Rua Oliveira de Melo, em frente ao número 857, em Brás de Pina. Com dez equipes de saúde da família e quatro de saúde bucal, a nova unidade beneficia 30 mil moradores doQuitungo. Com a inauguração, a cidade passa a contar com 94 clínicas da família em 57 bairros. O investimento foi de R$ 5,2 milhões.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, falou sobre a importância da nova unidade para o bairro: “A clínica da família tem os profissionais mais preparados para cuidar da saúde da população. Esperamos que esse cuidado aconteça da melhor maneira possível”, ressaltou para os presentes.

A unidade faz parte da Área de Planejamento (AP) 3.1, que abrange os bairros de Bonsucesso, Brás de Pina, Complexo do Alemão, Cordovil, Ilha do Governador, Jardim América, Manguinhos, Maré, Olaria, Parada de Lucas, Penha Circular, Penha, Ramos e Vigário Geral. Com a inauguração, a AP passa a ter 71,21% de cobertura de saúde da família, com 46 unidades, sendo três hospitais, duas policlínicas, 14 Clínicas da Família, 18 Centros Municipais de Saúde, um Centro Saúde Escola, cinco centros de atenção psicossocial (CAPSs), duas UPAs e uma Coordenação de Emergência Regional (CER Ilha). O nome da nova clínica da família é uma homenagem a Nilda Campos de Lima, que foi líder comunitária da região.

Na clínica da família, os pacientes têm atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros. Também poderão retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária. As clínicas da família, além de consultórios, contam com salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia e almoxarifado.

A cidade do Rio passa a contar com 94 clínicas da família em todas as regiões. Trata-se de um projeto inovador, criado em 2009, que permitiu a expansão histórica da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município. Com a implantação das clínicas, o Rio saiu de 3,5% de cobertura de saúde e se tornou nos últimos anos a capital responsável por mais da metade de todas as equipes de ESF criadas no país. Hoje, 55% dos cariocas têm cobertura de saúde integral e a Prefeitura pretende ampliar esse valor para 70% até o fim de 2016.

 FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc