Blog

Prefeitura inaugura Clínica da Família em Vila Isabel

Cobertura de saúde da família já beneficia 47% da população carioca

unnamed (2)A Secretaria Municipal de Saúde inaugurou hoje, dia 24 de dezembro, a Clínica da Família Recanto do Trovador, em Vila Isabel. A 74ª da cidade recebeu mais de R$ 1,2 milhão em investimentos e beneficia 13,8 mil moradores do Morro dos Macacos, Comunidade dos Macacos e de Vila Isabel. Está é a primeira clínica da família da região da Tijuca, Alto da Boa Vista, Andaraí, Grajaú, Maracanã, Praça da Bandeira e Vila Isabel.

“Essa inauguração é muito especial, pois vamos atender a população da região com mais qualidade, além de ser a consolidação da estratégia de saúde da família na cidade. O atendimento passa a oferecer também os serviços odontológicos, que eram uma demanda da população local”, ressaltou o secretário de Saúde, Daniel Soranz.

O prefeito Eduardo Paes destacou a importância da atenção básica para a área da saúde. “As Clínicas da Família são um lugar de saúde, de prevenção a doenças para que não precisem procurar o hospital em casos sem necessidade. No primeiro mandato construímos 100 unidades de saúde, incluindo 70 Clínicas da Família e a meta agora para o segundo mandato é inaugurar mais 70 clínicas, beneficiando a população”, afirmou Eduardo Paes.

A unidade conta com quatro equipes de saúde da família (Caruaru, Martinho da Vila, Popular e Noel Rosa) e uma de saúde bucal. Cada equipe fará, em média, 400 consultas médicas por mês, totalizando 1,6 mil consultas médicas mensais; além dos demais procedimentos, serviços e consultas de enfermagem e dos agentes de saúde. Mais de 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, trabalham na clínica.

A unidade fica na Rua Visconde de Santa Isabel, 272. A clínica da família funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8 às 12h. A unidade conta com cinco consultórios, sala de procedimentos/coleta, sala de curativos, sala de imunização, sala dos agentes, sala de saúde bucal, sala de esterilização, farmácia e almoxarifado.

No local, os pacientes passarão por procedimentos ambulatoriais e consultas com médicos, equipe de enfermagem e agentes de saúde. Será possível, também, realizar exames laboratoriais, ultrassonografia, eletrocardiograma, curativos, vacinação, planejamento familiar e teste do pezinho. A unidade contará ainda com acompanhamento de pré-natal e doenças crônicas e distribuição de medicamentos.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc