Prefeitura inaugura mais duas Clínicas da Família
Unidades, no Engenho de Dentro e na Praça Seca, beneficiam 65 mil pessoas
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugurou nesta sexta-feira, 16 de dezembro, a Clínica da Família Amélia dos Santos Ferreira, no Engenho de Dentro, e a Clínica da Família Gerson Bergher, na Praça Seca. A cidade passa a contar com 111 clínicas da família em 68 bairros, com 67,25% da população com cobertura de saúde da família, o que representa mais de 4 milhões de cariocas beneficiados. As clínicas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados das 8h ao meio-dia. O investimento foi de R$ 5,2 milhões por unidade.
“Este é um momento muito feliz. Antes, os moradores dessas regiões precisavam se deslocar para locais distantes para receber atendimento nos centros municipais de saúde que cobriam vastos territórios. Hoje essas comunidades ganham uma clínica da família para chamar de sua. As pessoas conhecerão seus médicos pelo nome e serão conhecidas por ele. Terão tratamento personalizado. Se a pessoa faltar a uma consulta, se esquecer de levar o filho para tomar uma vacina, o seu médico saberá e o agente comunitário de saúde irá até a casa dela ver se está tudo bem e lembrá-la. E isso é possível porque todas as clínicas da família têm prontuário eletrônico, onde estão todos os dados dos usuários”, diz o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
A CF Amélia dos Santos Ferreira conta com oito equipes de saúde da família e duas de saúde bucal, beneficiando 24 mil moradores de Água Santa, Encantado e Piedade. A unidade foi batizada em homenagem à musa inspiradora do clássico do samba “Ai que Saudades da Amélia”, composto por Ataulfo Alves e Mário Lago em 1941, que morreu no Rio de Janeiro, aos 91 anos de idade, no dia 27 de julho de 2001. A unidade fica na Rua Borja Reis, esquina com Pompilio de Albuquerque.
“A gente lutou muito para ter essa clínica aqui, para oferecer a vocês saúde integral, para a mulher, para a criança, para todos. Antes as pessoas precisavam andar tanto para chegar até o centro municipal de saúde mais próximo, e era tanta dificuldade, não tinha ônibus direto. Agora vocês têm assistência aqui perto de casa”, disse Cláudia Nastari, coordenadora de Atenção Primária da Área Programática 3.2 (Grande Méier), na qual o Engenho de Dentro está inserida.
Já a CF Gerson Bergher conta com doze equipes de saúde da família e quatro de saúde bucal, beneficiando 41,4 mil moradores da comunidade da Chacrinha. O nome da unidade é uma homenagem a Gerson Bergher, que se formou na Faculdade Nacional de Medicina (UFRJ) em 1948. Em 1960, se filiou ao PSB e participou da eleição que elegeu os deputados constituintes. Eleito, ele participou da assembleia que elaborou a Lei Magna do recém-criado Estado da Guanabara. Foi reeleito, seguindo para um segundo mandato. Foi eleito três vezes consecutivas vereador da cidade do Rio de Janeiro, vindo a ocupar a Presidência da Casa. A unidade fica na Rua Cândido Benício, s/nº (ao lado do CIEP Carlos Drummond de Andrade).
“A clínica da família foi feita para vocês. Usem, cobrem para que atenda bem a vocês. O Rio de Janeiro é o município brasileiro com o maior percentual de equipes de saúde da família completas, com seus médicos”, disse o subsecretário Geral da SMS, José Carlos Prado Júnior, presente às inaugurações.
As novas unidades contam com consultórios, sala de procedimentos e exames laboratoriais, sala de curativos, sala de imunização, sala dos agentes, sala de saúde bucal, sala de esterilização, farmácia e almoxarifado, centro de cultura e ideias, sala de saúde da mulher, sala de saúde da criança, acolhimento mãe-bebê, sala de hipertensão e diabetes e sala de raio-x e ultrassonografia. Nas clínicas da família, os pacientes têm atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros. Também podem retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária.
As clínicas da família são um projeto inovador, criado em 2009, que permitiu a expansão histórica da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município. O Rio saiu de 3,5% de cobertura de saúde e se tornou nos últimos anos a capital responsável por mais da metade de todas as equipes de ESF criadas no país.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc