Prefeitura inicia obra de Clínica da Família em Benfica
Unidade terá 9 equipes de saúde da família, beneficiando 27 mil pessoas da região
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou nesta quarta-feira, 9 de dezembro, a construção da clínica da família de Benfica, na Rua Carlos Matoso Correa, esquina com Rua Célio Nascimento. A nova unidade contará com nove equipes de saúde da família e quatro equipes de saúde bucal, beneficiando 27 mil moradores da área. As obras ficarão a cargo da RioUrbe.
“As clínicas da família fazem parte de um programa que considero essencial para a população desta cidade, juntamente com o Bairro Maravilha, Morar Carioca e a Fábrica de Escolas. São ações como a do Saúde Presente que mudam a vida das pessoas. Quando não se tem atenção básica, as pessoas recorrem às emergências dos hospitais, que priorizam os casos mais graves. E 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos nessas unidades, criadas para evitar que as pessoas fiquem doentes”, disse o prefeito Eduardo Paes durante o lançamento da obra.
“As clínicas da família representam atendimento digno para a população. As pessoas serão sempre assistidas pela mesma equipe de saúde, de maneira personalizada. Já foram inauguradas 78 clínicas na cidade e isso é uma verdadeira revolução na saúde do município do Rio”, completou o subsecretário geral de Saúde, José Carlos Prado Júnior.
As clínicas da família, além de consultórios, contam com salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia, almoxarifado e academia carioca. Na unidade os pacientes terão atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros. Também poderão retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária.
A nova unidade integrará a rede na Área de Planejamento (AP) 1.0, que abrange os bairros Benfica, Caju, Catumbi, Centro, Cidade Nova, Estácio, Gamboa, Mangueira, Paquetá, Rio Comprido, Santa Tereza, Santo Cristo, São Cristóvão, Saúde e Vasco da Gama. A região conta atualmente com 21 unidades municipais e 58% de cobertura de saúde da família.
As clínicas da família fazem parte de um projeto pioneiro e inovador que permitiu a revolução histórica no setor de saúde da cidade. O Rio já conta com 78 clínicas da família inauguradas desde 2009. Ameta da Prefeitura é alcançar, até o fim de 2016, uma cobertura de 70% da população pela Estratégia de Saúde da Família. Em 2008, o Rio era a capital brasileira com pior cobertura de saúde, com apenas 3,5% dos cariocas atendidos pela estratégia. Atualmente, já são 48,1% de cobertura da população, o que representa mais de 3 milhões de pessoas beneficiadas.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc