Prefeitura inicia obras de mais duas Clínicas da Família
Unidades serão no Camorim e na Praça Seca e juntas beneficiarão 48 mil pessoas
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou nesta sexta-feira, dia 4, a construção de duas clínicas da família na região da Área de Planejamento 4.0 (AP 4.0) – Barra e Jacarepaguá. As novas unidades ficarão no Camorim (Estrada de Camorim, 205) e na Praça Seca (Praça Locutora Márcia Mendes) e juntas beneficiarão 48 mil pessoas. As obras ficarão a cargo da RioUrbe.
As clínicas da família, além de consultórios, contam com salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia, almoxarifado e academia carioca. Nas unidades os pacientes terão atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros. Também poderão retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária.
“O grande objetivo da clínica da família é que as pessoas possam viver mais e melhor, evitando que elas fiquem doentes e que as doenças se agravem e precisem de um tratamento mais complexo”, disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
A unidade do Camorim contará com nove equipes de saúde da família e quatro equipes de saúde bucal, beneficiando 27 mil moradores da região. Na Praça Seca, a nova clínica terá sete equipes de saúde da família e três de saúde bucal, dando cobertura para 21 mil pessoas.
A AP 4.0, que abrange os bairros Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande e Vargem Pequena, tem atualmente 15,38% de cobertura da estratégia de saúde da família. A região conta com 26 unidades municipais, sendo três clínicas da família, onze centros municipais de saúde, uma unidade de pronto atendimento, uma policlínica, três hospitais, três centros de atenção psicossocial, uma coordenação de emergência regional, duas unidades psiquiátricas (instituto e hospital) e um hospital maternidade.
As clínicas da família fazem parte de um projeto pioneiro e inovador que permitiu a revolução histórica no setor de saúde da cidade. O Rio já conta com 78 clínicas da família inauguradas desde 2009. A meta da Prefeitura é alcançar, até o fim de 2016, uma cobertura de 70% da população pela Estratégia de Saúde da Família. Em 2008, o Rio era a capital brasileira com pior cobertura de saúde, com apenas 3,5% dos cariocas atendidos pela estratégia. Atualmente, já são 48,1% de cobertura da população, o que representa mais de 3 milhões de pessoas beneficiadas.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc