Blog

Prefeitura lança obras de duas Clínicas da Família na Zona Oeste

As unidades serão em Campo Grande e Santíssimo e beneficiarão, juntas, 48 mil pessoas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou neste domingo, 6 de março, as construções de duas novas clínicas da família na Zona Oeste. A unidade de Campo Grande ficará na Rua José Francisco de Souza Porto, em frente à Escola Municipal Mafalda Teixeira de Alvarenga; e a de Santíssimo, naAvenida Santa Cruz, 9.720. Cada uma beneficiará 24 mil moradores das respectivas áreas, totalizando 48 mil pessoas. Serão oito equipes de saúde da família e três de saúde bucal em cada unidade. As obras ficarão a cargo da RioUrbe. O município do Rio já conta com 86 clínicas da família inauguradas.

As unidades farão parte da Área de Planejamento 5.2, que compreende os bairros de Campo Grande, Santíssimo, Senador Vasconcelos, Inhoaíba, Cosmos, Guaratiba, Barra de Guaratiba, Pedra de Guaratiba. A região conta com 65,2% de cobertura de saúde da família. A SMS tem 35 unidades na área, sendo 12 Clínicas da Família, 19 Centros Municipais de Saúde, uma policlínica, três centros de atenção psicossocial e um hospital.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que o modelo de atendimento das clínicas da família é dividido de forma que cada paciente conhece a sua equipe. “Sempre a mesma equipe de médicos, enfermeiros, agentes comunitários atende às mesmas pessoas. Assim, todos conhecem as pessoas responsáveis pelo seu cuidado. Essa equipe é responsável pelos exames, pré-natal, tratar hipertensão, diabetes e muito mais”, ressaltou.

Nas clínicas da família, os pacientes têm acesso a atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros. Também podem retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária. As clínicas da família contam com consultórios, salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia, almoxarifado e academia carioca. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado, das 8h às 12h.

A cidade do Rio conta atualmente com 86 clínicas da família em 53 bairros em todas as regiões. Trata-se de um projeto inovador criado em 2009 que permitiu a expansão histórica da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município. Com a implantação das clínicas, o Rio saiu de 3,5% de cobertura de saúde e se tornou, nos últimos anos, a Capital responsável por mais da metade de todas as equipes de ESF criadas no país.  Hoje, 51% dos cariocas têm cobertura de saúde integral e a Prefeitura pretende ampliar para 70% até o fim de 2016.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc