Blog

Professores da Rede Municipal participam de formação ‘TIM faz Ciência’

Nestas terça e quarta-feira, 24 e 25, professores de 4º ano de ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino participaram do programa ‘TIM faz Ciência’, uma iniciativa do Instituto TIM, ligado à operadora de telefonia celular de mesmo nome, elaborada a partir da afirmação de um dos pensadores mais importantes do século XX, Neil Postman, que dedicou sua vida a pensar a educação moderna, a escola, a sociedade, a tecnologia. Este é o segundo ano em que a formação é realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME).

“A Secretaria de Educação de Teresópolis está sempre aberta a parcerias que possam render bons resultados. O programa TIM faz Ciência explora operações intelectuais necessárias à construção do conhecimento científico e esse material vai ser muito útil para nossos professores e alunos”, avalia o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

Os encontros objetivam a apresentação e dinamização pela formadora do Instituto TIM, Lilian Faversani, do material recebido pelos professores e escolas, que deverão ser aplicados nas turmas de 4° ano do Ensino Fundamental. As professoras inscritas no programa receberam um kit com bolsa, dvd e sete cadernos do professor, e as escolas receberam cadernos que serão distribuídos para os alunos.

“Embora voltado para a disciplina de Ciências, o programa atinge um letramento de mundo, com características interdisciplinares que exploram sete percursos, cada um referente a uma das operações intelectuais (Observar, Verificar, Classificar, Questionar, Definir, Aplicar e Generalizar), inerentes a qualquer conhecimento”, explica a coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais da SME, Edma Correa Fernandes.

Este ano, estão programados mais dois encontros. Um deverá acontecer no final de abril e outro no início de setembro. Além disso, o programa disponibiliza uma Central de Relacionamento que responde as dúvidas por telefone, e-mail ou pelo correio, além de disponibilizar material para download em seu site na internet. Para os professores inscritos no programa, a formação é inovadora.

“A proposta é bem diferente, abrindo nossos olhos para uma nova visão de como aplicar a Ciência e de como ela pode ser útil no dia a dia dos alunos. O programa foge ao padrão da Ciência ensinada no livro didático, nos trazendo uma experiência nova e criativa”, opina a professora Vanessa Peixoto, da Escola Municipal Monsenhor Mário do Carmo Bennassi, localizada em Vieira, no 3º Distrito.

Mesmo sendo um programa de letramento científico, o TIM faz Ciência acaba trazendo um ganho multidisciplinar para os alunos. Envolvida com o programa desde o seu início, a formadora Lilian Faversani, do Instituto TIM, observa que os professores declaram melhoras em outras áreas que a princípio nem eram o foco do projeto.

“Temos relatos bastante consistentes de melhoras da capacidade de leitura e escrita, apreensão e uso de melhor vocabulário, maior atenção para o mundo, melhoria na organização das ideias e maior cooperativismo nos trabalhos em grupo. São resultados bem interessantes que a princípio nem eram o nosso foco”, esclarece a formadora.

unnamed (2)

A coordenadora dos Anos Iniciais da SME, Edma Correa Fernandes com a coordenadora do ‘TIM faz Ciência’, Rita Kerder

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br