Profissionais da UPA participam de treinamento para reduzir mortalidade por infarto agudo do miocárdio
Equipe composta por médicos, enfermeiros e farmacêuticos da UPA de Teresópolis participou de capacitação, ministrada pela Secretaria de Estado de Saúde aos profissionais das emergências e Unidades de Pronto Atendimento da rede estadual. Em pauta, o protocolo que visa a redução dos casos de óbitos em decorrência do infarto agudo do miocárdio, que podem ser evitados – em alguns casos – com o diagnóstico imediato e conduta devida.
Esta foi a segunda vez que a UPA de Teresópolis enviou uma equipe para participar do treinamento. Agora, os profissionais da unidade contam com um canal direto para esclarecimento de dúvidas e orientação que auxilie no diagnóstico.
O Secretário de Saúde de Teresópolis, Julio Cesar Ambrosio, acompanhou o curso. “Foi muito proveitoso. Este protocolo com certeza vai melhorar, e muito, a condição dos pacientes com infarto”.
As UPAs que alcançarem metas previstas receberão uma placa com a certificação de Unidade Amiga do Coração, concedida pelo Governo do Estado.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares foram responsáveis por 17 milhões de mortes em 2011, que representam 3 em cada 10 óbitos. Destes, 7 milhões de pessoas morrem por doenças isquêmicas do coração e 6,2 milhões por acidente vascular encefálico. O principal representante das doenças isquêmicas do coração é o infarto agudo do miocárdio.
FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br