Blog

Profissionais que atuam em UTIs da rede estadual passam por qualificação

O objetivo é garantir a atualização permanente de todas as equipes dos hospitais. Até hoje, 120 pessoas já foram treinadas

Nos próximos dias 17 e 18 de agosto, profissionais do Instituto Estadual do Cérebro e dos Hospitais Estaduais Getúlio Vargas, Carlos Chagas e Rocha Faria participam do curso de capacitação em gestão da assistência nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), oferecido pela Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, que investe em treinamento permanente e atualização do corpo assistencial de hospitais estaduais sob sua administração.

O objetivo é treinar capacitando gestores administrativos e técnicos para a cultura de qualidade na assistência e segurança do paciente, além de discutir novos conceitos sobre gestão administrativa e de indicadores da Assistência Multiprofissional nas UTI’s.

A Pró-Saúde realiza cursos neste formato, a cada três meses, garantindo que todas as equipes dos hospitais onde é gestora, sejam constantemente treinadas. “Buscamos a atualização permanente dos profissionais para garantir a melhoria contínua no atendimento aos pacientes. Já treinamos cerca de 120 profissionais”, informa Lafaete Teixeira, administrador hospitalar e responsável por organizar as capacitações.

Rejane Almeida, diretora de Enfermagem e profissional que já participou do treinamento, avalia que ter visão periférica dos elementos que compõem uma assistência bem feita, é primordial. “O curso faz com que todos reflitam sob o mesmo aspecto e isso é um ganho muito grande para as equipes”, comenta. Ainda de acordo com Rejane, os treinamentos oferecidos pela Pró-Saúde sem nenhum custo para o profissional são um diferencial garantido. “Nós nos sentimos muito respeitados, reconhecidos e motivados”, complementa.

O curso é exclusivo aos profissionais da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. Com carga horária de 16h, é dividido em quatro etapas. Cases como Gestão e Qualidade na UTI, Planejamento Estratégico, Reflexões sobre Liderança na UTI, Gestão de Processos de Medição de Resultados, entre outros, são amplamente discutidos e avaliados com oficinas práticas. Cada curso treina cerca de 120 profissionais.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br