Blog

Programa Estadual de Transplantes investe na capacitação dos profissionais do Rio

A realização de um transplante consiste em um processo de várias e complexas etapas. Para continuar evoluindo na captação de órgãos no Rio de Janeiro, o Programa Estadual de Transplantes realizará no próximo sábado (6) o Curso Intermediário de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante. O curso é destinado aos profissionais médicos que passaram pelo curso básico, realizado em março de 2013, solicitado e realizado nos hospitais pelo PET, e que trabalham em Comissões Intra- Hospitalares de doações de órgãos. Ao todo, 57 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais de hospitais públicos e privados participarão do curso.

Mais capacitações – Ao longo do ano, mais três cursos intermediários serão realizados. A estimativa é capacitar mais de 200 profissionais. “Queremos apresentar aos profissionais de saúde todos os processos de um transplante, como proceder no momento da captação de um órgão, a abordagem da família, a detecção do potencial doador de órgão. Isso é importante porque também incentiva os hospitais a trabalhar ainda mais nesta causa”, afirma o coordenador do Programa Estadual de Transplantes, Rodrigo Sarlo.

De Barcelona para o Rio – A Secretaria de Estado de Saúde trouxe ao Brasil o programa Transplant Procurement Management – TPM para formar 50 profissionais como coordenadores de transplantes. O TPM é um curso avançado em Coordenação de Transplantes e a qualificação aconteceu todos os anos de 2010 para cá (três turmas). Ligado à Universidade de Barcelona, o TMP foi fundado em 1991 e já formou mais de 13 mil alunos em todos os continentes. Esta foi a segunda vez que a SES trouxe o programa para o Rio.

Além de contar com a experiência de especialistas internacionais, o curso se preocupa e se adapta às realidades de cada país, contando também com a participação de professores locais. O programa já tem 20 anos de existência, e desde então em cada local onde o curso é aplicado as taxas de doação e de realização de transplantes aumentaram.

Programa Estadual de Transplantes – Lançado em abril de 2010, o Programa Estadual de Transplantes (PET) vem adpotando uma série de medidas que têm como objetivo aumentar o número de transplantes de órgãos no Rio de Janeiro. A inclusão de mais hospitais conveniados na rede transplantadora do Sistema Único de Saúde (SUS), a instituição de uma remuneração suplementar para profissionais que realizem procedimentos de captação e implante de órgãos e o lançamento de novos canais de comunicação são algumas das estratégias adotadas.

Site do Transplant Procurement Management: http://www.tpm.org/
Visite o site do Programa Estadual de Transplantes (PET): http://www.transplante.rj.gov.br

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

http://www.saude.rj.gov.br