Blog

Projeto de ampliação da infraestrutura experimental do Laboratório de Termo-Hidráulica do IEN possibilitará a realização de novos estudos na área de escoamento multifásico

Em fase final de construção pela oficina mecânica do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) no Rio de Janeiro, uma torre de nove metros de altura, projetada pelo engenheiro mecânico Anízio Garrido, será montada no Laboratório de Termo-Hidráulica Experimental David Adauto Botelho (LTE/IEN) e servirá para acesso e sustentação de uma seção experimental bifásica água-ar vertical do laboratório, ainda em fase de projeto.

De acordo com o responsável pelo LTE, José Luiz Faccini, o sistema em construção irá ampliar em muito a infraestrutura do laboratório para realização de trabalhos experimentais, principalmente na área de escoamentos multifásicos. “Estes estudos são muito importantes para o projeto das futuras gerações de reatores nucleares”, explica Faccini.

O experimento faz parte ainda da tese de doutorado do engenheiro metalúrgico Marcos Bertrand, tecnologista do IEN, cujo objetivo é estudar o escoamento bifásico água-ar vertical. O projeto de tese é orientado pelo Prof. Su Jian, do Programa de Engenharia Nuclear da COPPE/UFRJ, e faz parte das atividades do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Reatores Inovadores.

FONTE: CNEN
http://www.cnen.gov.br