Projeto Novo Cidadão chega ao Hospital Estadual Rocha Faria
Desde julho, 1.621 recém-nascidos e pais retiraram documentos gratuitamente
O Projeto Novo Cidadão chegou, nesta quinta-feira (23/10), ao Hospital Estadual Rocha Faria, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. A iniciativa, que tem como objetivo emitir certidão de nascimento e carteira de identidade para os recém-nascidos gratuitamente ainda na maternidade, garante o direito à cidadania, além de proteger as crianças de sequestros ou sumiços e facilitar a localização de desaparecidos.
– O programa Novo Cidadão já é um sucesso e estamos aumentando cada vez mais o número de crianças que sairão da maternidade já com a sua carteira de identidade – comemorou a primeira-dama do Estado, Maria Lúcia Horta Jardim, responsável pela iniciativa.
Lançado em julho, o projeto Novo Cidadão, que conta com a parceria do Detran e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (Arpen/RJ), já emitiu 1.621 documentos, sendo 24 para pais e mães dos bebês. Além do Rocha Faria, as gestantes que fizerem o parto no Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti; Hospital Estadual da Mãe, em Mesquita; Melchiades Calazans, em Nilópolis; e Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, também já podem participar do projeto. A expectativa é de que todas as sete maternidades estaduais sejam inseridas no programa até o fim deste ano.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br